TÜV Rheinald certifica nível de ruído


A TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, oferece, entre outros serviços para fabricantes de eletrodomésticos, a emissão do novo Selo Ruído.


O novo Selo Ruído foi criado pelo Inmetro em parceria com o Ibama, como parte do Programa Silêncio do órgão ambiental, a fim de combater a poluição sonora, de estimular fabricantes a produzirem produtos com baixo índice de ruídos e de orientar o consumidor a adquirir produtos mais silenciosos.


A obrigatoriedade do novo selo é de fevereiro de 2014 e abrange secadores de cabelo, aspiradores de pó e liquidificadores – nacionais ou importados –, que devem trazer nas respectivas embalagens o selo bem visível com a classificação do nível de ruído de 1 a 5, sendo o 1 o mais silencioso.


Atualmente, a TÜV Rheinland atende cerca de 20 fabricantes desses eletrodomésticos e já tem emitido pelo menos 150 selos para mais de 150 modelos de produtos.


“Providenciamos a auditoria nas fábricas, o lacre das amostras no estoque do cliente, acompanhamos os testes dos produtos em laboratório e só depois dos resultados dos ensaios emitimos o selo com a escala de ruído do modelo”, afirma o analista de certificação da TÜV Rheinland Brasil, Fabio de Araújo.


Segundo Araújo, os níveis de ruídos dos secadores de cabelo vão de abaixo de 78 decibéis – dB(A) – como nível 1 de mais silenciosos, até acima de 88 dB(A), nível 5, os mais barulhentos. Em relação aos aspiradores de pó a escala é de abaixo de 80 dB(A) e acima de 92 dB(A), e para os liquidificadores a variação é abaixo de 85 dB(A) para os mais silenciosos e acima de 95 dB(A) para os que fazem mais barulho.


Com o selo em evidência nas embalagens dos produtos os consumidores podem escolher os que possuem menor nível de potência sonora, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida, pois a poluição sonora pode ser nociva aos cidadãos. Já está em estudo pelo Inmetro e Ibama a implementação da classificação sonora futura para aparelhos de ar condicionado e máquinas de lavar.

Divulgação TÜV Rheinland
Divulgação TÜV Rheinland