UE e Brasil firmam acordo para proteção da Amazônia

A delegação da União Europeia (UE) no Brasil e o Ministério de Meio Ambiente (MMA) assinaram, nessa sexta-feira (26), o projeto “Pacto Mundial para a Redução do Desmatamento”.


O pacto visa reduzir o desmatamento na região e assim diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Coordenado pelo MMA, o projeto será articulado pela secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará e pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Félix do Xingu, onde as ações estarão concentradas. A cidade no sul do Pará lidera a lista dos maiores índices de desmatamento na Amazônia.


A UE deverá contribuir com € 4,9 milhões que, distribuídos em três anos de duração das atividades, serão destinados a fornecer ao município instrumentos adequados para controlar seu território, monitorar o desmatamento e ampliar o planejamento ambiental. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação será a responsável pela administração da verba.


Segundo o diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao desmatamento do MMA, Mauro Pires, “as atividades a serem realizadas no âmbito do projeto são fundamentais para complementar ações já desenvolvidas no município”. Uma cooperação entre ONGS e a Prefeitura Municipal já vem atuando na região desde 2009 para promover a proteção do meio ambiente.

sxc
sxc