Veículos elétricos ainda enfrentam desconfiança

Estudo da empresa alemã de pesquisas de mercado Gfk sobre o mercado de automóveis movidos a energia elétrica revelou que na China, Japão, França, Espanha, Rússia e Estados Unidos, mais da metade dos entrevistados (55%) têm uma opinião favorável em relação aos veículos elétricos e 43% estão relativamente ou completamente abertos a adquirir um. Entretanto, quase um terço (31%) está “pouco” ou “quase nada” aberto a considerar a ideia por conta da falta de vantagens que beneficiem diretamente o consumidor.  

Na pesquisa, os três aspectos positivos mais associados aos veículos elétricos são os benefícios indiretos de “amigáveis ao meio ambiente” (77%), “inovação” (76%) e “menor poluição sonora” (73%) – os benefícios diretos de “fácil manuseio” (68%) e “baixo custo da energia como combustível” (65%) vêm logo em seguida.

Já as três associações negativas mais apontadas foram “pouca variedade” (67%), “disponibilidade limitada de serviço / locais para manutenção” (64%) e “alto preço” e “curta duração da carga da bateria” (ambos com 61%). Além dessas, as menções em relação à baixa autonomia do automóvel (58%) e infraestrutura inadequada de recarga do veículo (57%) também surgiram durante o estudo.

Desafios e oportunidades

“Os diferentes desafios e oportunidades em cada mercado tornam-se claros quando levamos em consideração sua percepção em relação às principais vantagens que o veículo elétrico oferece. No Japão, de longe o país mais familiarizado com esse tipo de carro, os benefícios diretos ao consumidor são os mais associados aos veículos, como por exemplo ‘fácil manuseio’, ‘seguro’ e ‘confiável’”, explica Don De Veaux, diretor da área automotiva da Gfk.  

“Já na China, EUA, Rússia, França e, em menor extensão, na Espanha, os veículos elétricos são normalmente associados ao benefício indireto de ‘amigáveis ao meio ambiente’ e há pouca percepção de que eles tenham benefícios diretos ao motorista. Se as montadoras nesses países se focarem na promoção das vantagens que a tecnologia oferece diretamente ao consumidor, novas oportunidades se abrirão nos mercados”, defende o executivo.

Países

Ao todo, as oportunidades de mercado mais fortes se encontram no Japão e na Rússia, onde aproximadamente três quartos ou mais da população têm opiniões favoráveis em relação aos veículos elétricos e metade ou mais estão abertos a considerar a compra de um. Entretanto, em ambos, os que procuram marcas luxuosas de carro são os maiores consumidores em potencial – 75% no Japão e 81% na Rússia.

A Espanha fica em terceiro lugar, onde quase dois terços da população têm uma opinião favorável à tecnologia e quase metade está aberta a considerá-la – e, novamente, o público voltado aos carros luxuosos é o mais aberto a considerar o veículo elétrico (55%). A França também aparenta uma maioria favorável, mas perde para a Espanha, com apenas um terço aberto a considerar a compra de um.

Os EUA têm somente um terço da população sendo favorável, mas empatam com os espanhóis quanto à possibilidade em adquirir um – indicador de um grande mercado em potencial. Em último lugar, a China apresenta o mercado mais desafiador para os veículos elétricos: apenas uma em cada cinco pessoas considera comprar um e ainda menos que isso tem uma opinião favorável sobre eles.

O estudo foi feito com 6.938 consumidores nos seis países.

CCommons/flickr/David Villarreal Fernández
CCommons/flickr/David Villarreal Fernández