A Volkswagen do Brasil, seguindo seu objetivo global de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo, intensifica ações ambientalmente corretas em suas fábricas, ao mesmo tempo em que incentiva os colaboradores a serem sustentáveis no trabalho e em casa.
Para engajá-los, a empresa utiliza seus canais de comunicação interna, disseminando a campanha “Think Blue. Factory. + House.”, que atualmente divulga reportagens sobre a necessidade de economizar energia elétrica, reconhecendo também ações realizadas nas fábricas e iniciativas dos colaboradores em suas residências. O projeto, que é promovido junto ao público interno desde abril, já abordou economia de água e prevê outros temas, como reciclagem de resíduos.
A campanha “Think Blue. Factory. + House.” é inspirada no conceito global “Think Blue.”, da Volkswagen, que estimula a criação de soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível, além de incentivar a conscientização da sociedade.
Parte do conceito é aplicado ao processo produtivo e estabelece uma meta: até 2018, todas as fábricas da empresa no mundo terão de reduzir em 25% o consumo de água e energias, a geração de resíduos, as emissões de CO2 e de solventes, em comparação com 2010.
“Reconhecemos que é fundamental conscientizar seus colaboradores para que eles pensem e ajam sempre de maneira sustentável. No trabalho, o engajamento dos times tem resultado em ideias criativas e mudanças de atitude que já proporcionaram economia considerável de recursos, entre os quais a energia elétrica. Mas também queremos que eles levem essa atitude sustentável para casa, influenciando a sociedade e contribuindo com o planeta”, afirma Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil.
Diversas ações de economia de energia realizadas nas fábricas têm inspirado os colaboradores em casa. Exemplo disso é o preparador de carrocerias Fabiano Pereira Ribeiro, da unidade de São José dos Pinhais (PR), que é síndico do prédio onde mora. Ele promoveu mudanças que fizeram o valor da conta de luz do prédio cair pela metade: substituiu lâmpadas convencionais por Led e implantou desligamento automático das luzes da garagem. A iluminação natural foi privilegiada e as paredes receberam cores claras. Ainda instalou sensores próximos às janelas: a luz só acende quando esses aparelhos detectam presença de alguém no escuro, entre outras medidas.
Outro exemplo é o analista da Qualidade da fábrica de Taubaté (SP) Silas da Silva, que reduziu em 105 kWh a conta de energia elétrica de sua casa, economizando cerca de R$70 por mês. “Algumas ações foram inspiradas em iniciativas de economia de energia que temos na fábrica”, afirma Silva, que instalou sensor de presença de funcionamento noturno no quintal e na garagem, e trocou lâmpadas incandescentes por econômicas. Além disso, a família adotou um novo comportamento: acumular roupas para lavar duas vezes na semana.
Ações para reduzir consumo de energia elétrica
As iniciativas sustentáveis da Volkswagen envolvem utilização de equipamentos altamente tecnológicos, permitindo uma produção cada vez mais eficiente, além de ações comportamentais que contam com o engajamento dos colaboradores.
Na fábrica de Taubaté, a Pintura Ecológica estabeleceu novos padrões de tecnologia e proteção ambiental. As inovações reduziram em 30% o consumo de energia elétrica e em cerca de 20% o consumo de água por veículo produzido, em comparação a uma pintura convencional.
A área também utiliza tintas à base d’água, permitindo uso mínimo de solventes e gás natural. Para a implementação da Nova Pintura, foram investidos R$ 427,8 milhões. Em Taubaté, a Nova Prensa PXL também permitiu 30% de redução no consumo de energia, em comparação a um processo convencional.