Volkswagen oferece formação a 800 ONGs


O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes – Alemanha, com apoio da Volkswagen, oferecerá capacitação a 800 educadores, de 800 ONGs (Organizações não-governamentais) localizadas na cidade de São Paulo, entre os dias 26 e 27 de novembro e 1º e 2 de dezembro. As oficinas socioeducativas são baseadas no conteúdo do livro “O Direito de Brincar – Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”, que foi lançado pelo “A Chance to Play”.

De acordo com a organização, as ONGs participantes já atuam no apoio a crianças e adolescentes; durante a formação, seus representantes serão sensibilizados sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento humano.


“Durante as oficinas de capacitação, os educadores aprenderão a utilizar na prática a poderosa ferramenta socioeducativa do ‘brincar’, que tem impacto concreto e em um curto prazo na vida das crianças. Por meio das brincadeiras, elas exercitam a convivência, o diálogo, a tolerância, a ousadia, a imaginação, a criatividade, entre outras situações de aprendizado”, afirma Tuto Wehrle, coordenador do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha.


A formação será ministrada Wehrle, juntamente com educadores que já atuam em projetos sociais viabilizados pelo projeto e que foram capacitados pela Fundação Volkswagen – responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil – e por seu parceiro técnico, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).


“Dessa forma, os educadores de projetos do ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ estão multiplicando os conhecimentos adquiridos por meio do programa, contribuindo para promover um futuro melhor para milhares de crianças e adolescentes por meio do ato de ‘brincar’”, completa o coordenador.


Datas e locais


26/11: CCA Mary (Associação Menino Deus) – Av. Nossa Senhora do Ó, 1431, Limão, São Paulo.
27/11: Instituto Rogacionista Santo Aníbal – Av. Santa Marina, 534, Água Branca, São Paulo.
1º/12: CCA União Brasileira Israelita do Bem Estar Social (UNIBES) – Rua Dr. Pedro Vicente, 569, Canindé, São Paulo.
2/12: Social Bom Jesus (SBJ Clube da Turma M’Boi Mirim) – Travessa Maestro Massaino s/n, São Paulo.


O livro “O Direito de Brincar – Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”, lançado pelo programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” pode ser acessado gratuitamente na internet. Clique aqui

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil