Volkswagen patrocina projeto do Instituto Olga Kos

O projeto cultural “Taekwondo Kids” do Instituto Olga Kos, que beneficia crianças de 4 a 12 anos com Síndrome de Down e deficiência intelectual, conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil. Criado em 2009, o projeto visa auxiliar os alunos em sua inclusão na sociedade por intermédio do esporte, proporcionando o desenvolvimento do raciocínio e equilíbrio emocional, além de aspectos físicos e motores que promovem saúde, melhor postura, qualidade de vida e consciência corporal.

De acordo com informações da Volkswagen, o “Taekwondo Kids” é realizado em escolas e academias localizadas nas cidades de São Paulo e Diadema, como é o caso da Lira Taekwondo Club, parceira do projeto. Para o mestre de Taekwondo e responsável pela academia, José Roberto de Lira, o principal objetivo do projeto, além de melhorias físicas, é “exercitar” também o cérebro das crianças.

“A ideia do ‘Taekwondo Kids’ não é que as crianças aprendam a dar um chute perfeito, mas que tenham consciência da mecânica dos movimentos, para que também desenvolvam a concentração e a disciplina. E, o mais importante, fazemos tudo sempre brincando, pois entendemos que esse é o melhor jeito de integrá-las ao esporte. As crianças com Síndrome de Down ou com qualquer outra deficiência intelectual são capazes de fazer tudo, nós é que não podemos limitá-las e duvidar do seu potencial”, afirma mestre Lira.

As aulas, que contam com uma equipe de professores e psicólogo contratados, são ministradas duas vezes por semana e têm duração de 1h cada uma. Os alunos recebem um kit lanche nesses dias, além de dobok (uniforme da modalidade taekwondo), agasalho, camiseta, um par de chinelos e mochila. Antes de iniciar as aulas, as crianças também passam por uma série de avaliações físicas, que testam flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação motora geral, além de exames laboratoriais.

“O projeto ‘Taekwondo Kids’ é mais um passo contra o preconceito, possibilitando a percepção que essas crianças possuem pela plena capacidade de praticar uma modalidade extremamente complexa e rica em detalhes como o Taekwondo. Além de trazer uma série de benefícios físicos e mentais aos alunos, tem sido possível mostrar à sociedade e aos familiares as capacidades de aprendizado das pessoas com deficiência intelectual”, destaca Olga Kos, responsável pelo Instituto que leva seu nome.

A Volkswagen teve acesso ao projeto por intermédio do Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA). Tendo como um dos objetivos apoiar projetos culturais, sociais e esportivos, a entidade faz a interface entre empresas patrocinadoras e proponentes de projetos inscritos nas leis de incentivo fiscal, como por exemplo a Lei Rouanet e a Lei de Incentivo ao Esporte.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil