Publicidade

Empresas Destaque
31 de julho de 2025

Mercedes-Benz confirma o eActros como o caminhão elétrico com a maior autonomia no Brasil

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz do Brasil concluiu o teste de longo percurso no País com o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, modelo indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. O ponto de partida foi a fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, com chegada no Posto Galápagos em São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O veículo seguiu numa rota pela Via Dutra.

Segundo Jefferson Ferrarez, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria. “Foram 422 km rodados, sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no País”, afirma.

Testes em clientes com caminhões elétricos no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil inicia, ainda neste ano, testes em operações de clientes com o Mercedes-Benz eActros e também com o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter, caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. O eActros é produzido na Alemanha e o caminhão leve no Japão e em Portugal.

Os modelos eActros 400 e eActros 300 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve é uma solução para o segmento de caminhões leves. Os testes serão realizados em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Coca-Cola Femsa Brasil (Distribuição de Bebidas), Expresso Nepomuceno (Transporte e Logística), RD Saúde (varejo farmacêutico), Suzano (produtora de celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza), que utilizarão os caminhões elétricos em suas rotinas operacionais.

“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: contribuir para o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, destaca Jefferson Ferrarez. “Nossa Companhia já tem cerca de 15 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve conhecido como FUSO eCanter na Ásia. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”.

A Mercedes-Benz já tem experiência no Brasil com eletrificação em ônibus no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA. A Empresa aproveita agora essa expertise para o universo dos caminhões. E o time global de e-mobility da Daimler Truck está unindo forças com o time brasileiro.

Compartilhe:

Artigos relacionados