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Inovação Empresas
19 de fevereiro de 2025

TRUMPF desenvolve novo diagnóstico de máquinas que reduz os tempos de inatividade na produção

Por Ana Carolina Castro

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Foto: divulgação TRUMPF Brasil

Corrigir um problema na máquina antes que ele afete a produção já é possível. Um novo procedimento foi apresentado pela TRUMPF na EUROBLECH, que ocorreu em outubro, na Alemanha. Especialistas monitoram remotamente o estado de máquina – procedimento chamado de monitoramento de condição – e evitam perdas de materiais, paradas desnecessárias e aumento do custo da produção.

“Com o novo diagnóstico da máquina, podemos registrar dados de medição do equipamento mais aprofundados, por exemplo, correntes de motor ou sinais de sensores, que anteriormente não eram mensuráveis. Simplificando: até agora conseguíamos medir a febre na máquina, agora obtemos um hemograma completo”, explica Martin Schober, principal desenvolvedor de diagnósticos de máquinas na TRUMPF.

Com o monitoramento digital das condições de serviço, os técnicos já podiam visualizar os dados de condição da máquina, por exemplo, o nível de fluidos lubrificantes. Com a adição do diagnóstico da máquina, a TRUMPF pode analisar o estado da máquina de forma ainda mais confiável e, acima de tudo, remotamente.

Durante o diagnóstico da máquina, a própria máquina realiza medições de forma independente e regular. Os especialistas da TRUMPF verificam esses dados em busca de padrões de erros específicos que indiquem comportamento incomum da máquina. Para isso, comparam os dados com indicadores e valores limites definidos por meio de algoritmos de busca automática.

“Se, por exemplo, os componentes do eixo da máquina se desgastarem devido a sujeira ou tensão, isso terá um impacto negativo no resultado da produção a longo prazo”, explica Stefanie Rieker, gerente de produto da TRUMPF. “Com o diagnóstico das máquinas, agora podemos evitar esses casos, porque podemos registrar e, acima de tudo, interpretar os dados relevantes. Se houver alguma anormalidade, reagimos imediatamente e entramos em contato com o cliente com recomendações de ação apropriadas”, continuou Rieker.

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