Publicidade

Destaque Lançamento
3 de abril de 2025

TÜV Rheinland integra consórcio para construção de trecho de VLT de Salvador

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: divulgação TÜV Rheinland

A TÜV Rheinland, empresa global de consultoria, testes e certificação de sistemas metroferroviários, está participando do projeto do veículo leve sobre trilhos (VLT) de Salvador (BA), como integrante do consórcio que envolve duas outras empresas – Geribello Engenharia – que lidera o projeto, e Sondotécnica Engenharia de Solos.

O consórcio é responsável pela supervisão e gerenciamento das obras, bem como testes e comissionamento das estruturas a serem implantadas, no trecho entre Águas Claras e Piatã, com extensão de 10,52 km, integrando-se ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) nos bairros da Paz e Águas Claras. O valor do contrato para este lote é de aproximadamente R$ 28,1 milhões.

A assinatura do contrato entre o governo da Bahia e os consórcios responsáveis pela supervisão das obras ocorreu em 19 de fevereiro passado. Com isso, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) deve avançar para a elaboração do projeto executivo e obtenção das licenças necessárias para o início das obras. O prazo total de execução é de 50 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço, que ocorreu no último dia 12 março.

“No Brasil, a TÜV Rheinland tem participado de importantes obras de mobilidade urbana, consolidando sua expertise na garantia da segurança, qualidade e conformidade técnica em projetos estratégicos. A nossa participação no consórcio responsável pelo trecho do VLT de Salvador reforça o compromisso da TÜV Rheinland com a excelência técnica e a sustentabilidade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população local”, afirmou Marcos Camelo, Diretor Regional de Ferrovias, da TÜV Rheinland na América Latina.

O projeto do VLT integra um plano mais amplo de modernização e expansão da infraestrutura urbana em Salvador, com impacto positivo na mobilidade urbana e na redução das emissões de carbono.

A TÜV Rheinland também participou do projeto da Linha 17 do Metrô de São Paulo, sendo contratada pelo consórcio BYD SkyRail para realizar a integração e certificação global dos sistemas do monotrilho. Essa iniciativa marcou a primeira vez que uma linha de monotrilho no Brasil passou por um processo de certificação independente.

O escopo de trabalho da TÜV Rheinland incluiu a auditoria de mais de 300 interfaces relacionadas ao projeto de sinalização, controle de velocidade e aceleração dos trens, fornecimento de energia, telecomunicações, aparelhos de mudança de via e comunicação com operadores e centros de controle. A auditoria foi conduzida de acordo com as normas europeias EN 50126, que estabelecem requisitos de confiabilidade, disponibilidade, manutenção e segurança (RAMS) para aplicações ferroviárias, além dos níveis de integridade de segurança (Safety Integrity Level – SIL), alguns dos quais atingem o nível SIL 4, o mais rigoroso estabelecido pelas regulamentações internacionais CENELEC EN 50126, 50128 e 50129.

O Trecho 1 da Linha 17-Ouro, quando concluído, terá uma extensão operacional de 6,7 km, conectando o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com oito estações ao longo do trajeto. A previsão de início das operações é para 2026.

Ainda em São Paulo, a TÜV Rheinland também realizou os estudos de engenharia que viabilizaram a oferta vencedora do leilão do Trem Intercidades de São Paulo, realizada pelo consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, liderado pelo Grupo Comporte, em parceria com a estatal chinesa CRRC.

Compartilhe:

Artigos relacionados