Publicidade

Inovação Energias Renováveis
17 de fevereiro de 2025

Voith Hydro moderniza usina de Tucuruí com tecnologia de ponta

Por Ana Carolina Castro

Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Voith Hydro, responsável por desenvolver serviços e soluções personalizadas para grandes usinas hidrelétricas, concluiu a assinatura de um contrato para a modernização do sistema de automação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

A iniciativa é um passo importante na modernização de Tucuruí, um dos maiores complexos hidrelétricos do Brasil e o maior ativo hidrelétrico da Eletrobras.

Com o contrato firmado em 23 de setembro e o projeto iniciado em 3 de outubro, a Voith Hydro será responsável por atualizar os equipamentos e sistemas das Casas de Força 1, 2 e auxiliar, abrangendo 25 unidades geradoras, além da Subestação de Tucuruí. O projeto reafirma o compromisso da Voith em fornecer soluções tecnológicas avançadas e sustentáveis para o setor.

A modernização inclui a implementação de soluções avançadas de automação HyCon, além de sistemas de proteção, controle, supervisão e aquisição de dados, bem como reguladores de velocidade e de tensão. No total, serão fornecidos mais de 760 novos painéis, além da reforma de 162 já existentes, junto com mais de 7.300 instrumentos.

“Estamos comprometidos em disponibilizar as melhores ferramentas em termos de engenharia e digitalização, facilitando o monitoramento e a gestão de ativos. Queremos que o projeto Tucuruí seja uma referência como modelo de operação para a Eletrobras, garantindo máxima confiabilidade e segurança operacional, além de um marco para a Voith Hydro”, afirmou Leandro Lucas, Diretor de Vendas do HyService da Voith Hydro.

A empresa tem liderado importantes projetos de modernização de usinas hidrelétricas no Brasil, contribuindo para a renovação do parque energético do país. Com vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias avançadas para o setor, a Voith já realizou significativas modernizações em diversas usinas, como Paulo Afonso II e IV, Xingó I e II, Henry Borden, entre outras.

Segurança e confiabilidade no centro do projeto

“Com essa modernização, aumentaremos a disponibilidade e confiabilidade da usina, proporcionando redução de custos operacionais e maior eficiência na manutenção. Além disso, a Voith garantirá a disponibilidade de sobressalentes e suporte técnico por mais dez anos após a conclusão do comissionamento.”, complementou Leandro.

A execução do projeto está prevista para os próximos cinco anos, durante os quais a Voith continuará oferecendo suporte completo para o sucesso da modernização do Complexo Hidrelétrico de Tucuruí, consolidando sua posição como parceria estratégica da Eletrobras.

“O projeto Tucuruí não apenas fortalece a liderança da Voith no setor, mas também impulsiona o Brasil na modernização de sua matriz energética. A Voith, com sua expertise global em modernização e capacidade operacional, está apta a atender projetos de grande porte como o de Tucuruí, oferecendo soluções de automação que garantem segurança, eficiência e inovação”, conclui o Dr. Hans Poll, CEO da Voith Hydro América Latina.

Compartilhe:

Artigos relacionados