Nenhuma imagem disponível na galeria.

Em 2024, um de cada quatro carros produzidos no Brasil e exportados foi Volkswagen. Com 90.142 unidades exportadas em 2024, a empresa aumentou em 43% suas exportações, em relação a 2023. No mesmo período, o mercado de veículos leves brasileiro registrou queda de 1,6% nos embarques.
Em 2024, os três principais mercados de exportação da Volkswagen do Brasil foram a Argentina (39.631 veículos), o México (25.431) e a Colômbia (7.073). Segundo Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen Região SAM (América do Sul), o ano de 2024 foi especial para as exportações da montadora, que celebra o aumento robusto de 43% em seus embarques; enquanto o mercado de veículos leves no país teve queda.
“Fatores que contribuem com esse resultado expressivo são o aquecimento de demanda, principalmente na Argentina, nosso principal mercado externo, e o sucesso da nova ofensiva de produtos da marca também no exterior. O Novo T-Cross e o Novo Nivus, lançados em 2024, já figuram no ranking dos modelos mais exportados pela Volkswagen, que é líder de vendas no segmento de SUVs no Brasil e na América do Sul. Outro sucesso é o Polo, o modelo mais exportado pela Volkswagen e o veículo mais vendido da região América do Sul, considerando todos os segmentos do mercado, em 2024”, explica.
A estratégia integrada entre produção, vendas e logística é outro fator que contribui para o aumento expressivo das exportações da montadora.
De acordo com Fábio Freccia, gerente executivo de Logística da Volkswagen na Região SAM (América do Sul), para garantir agilidade e eficiência nos embarques e entregas, a eles desenvolveram um programa de produção de forma alinhada ao cronograma dos navios. “A Volkswagen também contribui fortemente com as operações logísticas dos Portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), complementando exportações por via terrestre para os mercados da Bolívia, Paraguai e Uruguai”, diz.
No Porto de Paranaguá, o Grupo Volkswagen é responsável pela operação de um terminal, onde movimentou 46.126 veículos, somando exportação e importação. Esse volume representou 43,79% das operações de veículos do porto no ano.