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28 de agosto de 2025

Volkswagen conquista o certificado Great Place To Work pelo 4º ano

Por Redação Brasil-Alemanha News

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Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work (GPTW) pelo 4º ano consecutivo, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. Essa importante certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.

A avaliação Great Place To Work (GPTW) conta com 63 perguntas divididas em 5 dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Os colaboradores respondem voluntariamente ao questionário. Na pesquisa deste ano, a Volkswagen do Brasil teve recorde de participação: com 59% dos colaboradores respondendo de forma voluntária, um excelente índice de participação em relação ao mercado. Esse resultado é 6 pontos percentuais acima da participação dos colaboradores VW no ano passado (53%).

O orgulho de trabalhar na Volkswagen do Brasil segue como pilar mais forte, com destaque para as afirmativas: “Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui”, “Quando vejo o que fazemos por aqui, sinto orgulho”, “Nossos (as) clientes classificam nossos serviços e/ou produtos como excelentes” e “Pretendo trabalhar aqui por muito tempo”.

“Na Volkswagen do Brasil, as pessoas estão no centro de tudo o que fazemos. Exatamente por isso é gratificante receber o reconhecimento dos nossos colaboradores. A conquista da certificação Great Place To Work pelo 4º ano consecutivo é motivo de grande orgulho para todo o time Volkswagen. Além de uma importante certificação, esse resultado reflete a confiança das nossas pessoas em um ambiente que valoriza o diálogo, a escuta ativa e a transformação. O aumento de colaboradores participando da pesquisa mostra que estamos no caminho certo. Agora, seguimos juntos com o compromisso de implementar ações de melhoria contínua e fazer da VW uma empresa cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas”, afirma Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Volkswagen é empregadora de excelência

A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empregadora de excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável para todos. A empresa iniciou 2025 celebrando uma importante conquista: a certificação Top Employer pelo 7º ano consecutivo. Com a excelente nota 88,34%, acima da média considerada benchmark nas melhores práticas de RH, a Volkswagen do Brasil também atingiu 100% de aprovação em cinco áreas da pesquisa em 2025: Estratégia de Negócio, Organização & Mudança, Propósito & Valores, Ética & Integridade e Sustentabilidade.

Além da Top Employer, a Volkswagen do Brasil conta com outras certificações e reconhecimentos importantes. Em 2024, a Volkswagen do Brasil integrou novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Foi o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integrou o seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

Outra conquista importante da Volkswagen no ano passado foi a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre as pessoas. Desde 2023, a Volkswagen é a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integrou 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa.

Desde 2020, a Volkswagen do Brasil também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU e conquistou 5 vezes o Prêmio Automotive Business Diversidade & Inclusão por suas ações e boas práticas no setor automotivo.

A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão. A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos.

Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares LGBTQIAP+, gênero, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).

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