Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Waelzholz Brasmetal recebeu o reconhecimento com um projeto durante a ABM Week, realizada pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). O evento promove o intercâmbio de conhecimento sobre processos e produtos inovadores dentro do setor além de projetos de pesquisa particularmente significativos de diversas categorias que são distinguidos com prêmios de excelência.
Neste ano, o prêmio na categoria “Laminação, Conformação de Metais e Produtos” foi concedido ao projeto conjunto da Waelzholz Brasmetal e da ArcelorMittal Tubarão. O estudo premiado tem como título: “Desenvolvimento de aço alto carbono e baixa liga (BW BL 50CrMo4) na ArcelorMittal Tubarão e Waelzholz Brasmetal, para aplicação final em sabres de motosserra”.
A pesquisa estuda, em escala industrial, os parâmetros de processo, as características críticas para o desenvolvimento e as propriedades mecânicas e metalúrgicas de um aço alto carbono baixa liga especialmente desenhado para a produção de correntes de motosserra, avaliando a evolução das características mecânicas e metalúrgicas do aço.
Pelo lado da Waelzholz Brasmetal participaram do estudo os especialistas Daniel Augusto Ferro, Marina de Lima Barroso, Maurício Bomfim e Thomas Frank; e pelo lado da ArcelorMittal Tubarão os profissionais Henrique Severiano de Jesus, Fernando Generoso Neiva Ferreira, Eduardo Alves Machado, Fabiano Almir Barbosa, Juliano Braz Possati e Marcelo Urdapilleta Rodrigues.
No âmbito desse estudo, que combina know-how técnico com inovação na fabricação de aços de alto desempenho, foi desenvolvida a qualidade de aço de alto teor de carbono e baixa liga BW BL 50CrMo4. Essa qualidade de aço é especialmente adequada para aplicações finais que exijam alta resistência mecânica e longa durabilidade. Graças a uma cadeia de processos especificamente otimizada e precisamente ajustada para a fabricação desse material, foi possível criar uma microestrutura bainítica perfeita.
Para o cliente, isso significa a eliminação do processo de têmpera da peça e, com isso, uma grande economia de tempo e custos. O prêmio destaca a expertise técnica e o espírito de cooperação da Waelzholz Brasmetal. O que evidencia dentro do Grupo Waelzholz o foco no desenvolvimento de materiais de aço de alto desempenho bem como em soluções orientadas para o futuro.
“Estamos felizes por podermos contribuir com os resultados das nossas pesquisas na eficiência de nossos clientes. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe de desenvolvimento e estou ansioso por tudo o que ainda está por vir”, diz Daniel Augusto da equipe de Assistência Técnica, Brasil.
Assim como nos anos anteriores, a Waelzholz Brasmetal participou ativamente na ABM Week por meio de duas palestras técnicas. Thaiza Marques Silva Atilio, responsável pela Gestão ESG na Waelzholz Brasmetal, fez uma apresentação sobre o tema Pegada de Carbono do Produto. Nesse contexto, ela apresentou medidas para a redução de emissões tanto na própria empresa como também na cadeia de valor do aço.
Além disso, o engenheiro de materiais Sérgio Augusto Barbosa da Silva falou sobre as vantagens e possibilidades de aplicação do aço relaminado com fosfatização de zinco. Essas duas palestras complementaram a nossa participação na ABM Week.
