Gerdau e 174 Power Global anunciam parceria para desenvolvimento de unidade solar no norte do Texas

Foto: Divulgação / Gerdau.

A Gerdau, uma das principais produtoras de aço das Américas, e a 174 Power Global, uma das líderes na geração de energia solar, anunciaram hoje a celebração de um Contrato de Aquisição de Energia (Power Purchase Agreement – PPA), com prazo de 20 anos, para o desenvolvimento de uma das maiores unidades solares “atrás do medidor” (behind the meter – BTM) dos Estados Unidos. 

O projeto Gerdau Solar de 80 megawatts (MW), adjacente à usina de aço da Gerdau localizada na cidade de Midlothian, no estado do Texas, terá mais de 231 mil painéis solares que ocuparão aproximadamente 30 hectares. O sistema BTM fornecerá energia diretamente para a usina de Midlothian, gerando economia de custos e consumo de energia. O projeto Solar Gerdau compensará as emissões médias de mais de 13 mil residências do Texas e gerará mais de 200 empregos na construção civil e US$19 milhões em receita fiscal nos próximos 30 anos.

“A Gerdau tem uma cultura de sustentabilidade”, disse Chia Yuan Wang, presidente da Gerdau Aços Longos América do Norte. “Os produtos da nossa usina em Midlothian já são produzidos a partir de sucata metálica 100% reciclada. O desenvolvimento e a utilização de energia verde são formas inovadoras de aumentarmos nossas contribuições ambientais.”

“A 174 Power Global tem a satisfação de firmar essa parceria com a Gerdau, uma das produtoras de aço com maior responsabilidade ambiental do mundo, à medida que continuamos a expandir nossa presença em geração de energia solar e projetos BTM no Texas”, afirma o presidente da 174 Power Global, Henry Yun, PhD. “Estamos ansiosos para o início da construção desse projeto tão importante e inovador e para continuarmos a fornecer soluções de energia limpa para o estado.”

Segundo o gerente geral da usina de Midlothian, Dean Peery, “a usina de Midlothian produz aço na comunidade desde 1975, e somos gratos pelo apoio contínuo e pela parceria da cidade. A nova unidade solar da Gerdau fornecerá benefícios ambientais e econômicos para Midlothian, e estamos felizes em trabalhar com a equipe da 174 Power Global”.

“O projeto Gerdau Solar fornecerá estímulos de curto prazo, receita para a cidade e para as escolas, bem como benefícios econômicos de longo prazo. Midlothian é um grande local para se fazer negócios e estamos felizes que a Gerdau continua a investir em nossa comunidade”, disse o prefeito de Midlothian, Richard Reno.

A construção da unidade solar da Gerdau deve começar no final de 2020, e a expectativa é que seja concluída no final de 2021.