Lives “Nós na pandemia” do Colégio Humboldt abordam temática da Covid-19

Foto: Pixabay.

O projeto de lives “Nós na pandemia” do Colégio Humboldt surgiu com o objetivo de levar temas relevantes não só para os alunos, mas também para a comunidade como um todo, por meio de conteúdos que abordam as relações sociais, cultura e ciência, sempre tangenciando o tópico do novo coronavírus.

No próximo dia 18/06, o público vai poder assistir sobre “Utopias e distopias tecnológicas” com Marcelo Milani, coordenador de Tecnologias Educacionais do Colégio, e em 24/06, “Como ficam as relações internacionais?” com Carolina Bello, professora da disciplina eletiva de Relações Internacionais. As lives são conduzidas por Erik Hörner, coordenador do Ensino Médio do Colégio, e transmitidas semanalmente no Instagram da instituição (@colegiohumboldt).

O Colégio, que tinha por hábito promover mesas redondas, debates e palestras, procurou uma alternativa para esses eventos enquanto durar a pandemia e ainda existir orientação para evitar aglomerações. “Antes das lives, tive a ideia de conversar com um professor que está fazendo aprofundamento na Alemanha, e no meio do caminho, foi pego pela pandemia. Pensei que seria a pessoa ideal para trocar experiências. Da conversa com esse professor e a boa repercussão na comunidade, vimos ex-alunos e pais como expectadores, então quis aproveitar e trazer tudo o que os professores têm a contribuir em um formato que é diferente da sala de aula. Não é um professor dando uma aula, mas sim quase um talk-show”, explica o coordenador Erik.

A principal intenção do “Nós na pandemia” é fazer a comunidade pensar, além do álcool em gel, quais são as maneiras de enfrentar o isolamento social. A princípio seriam apenas quatro encontros, mas a adesão foi tão boa que a instituição estendeu a programação. “A repercussão tem sido ótima. Eu diria que tem engajado em sua maioria ex-alunos e pais. Tem alunos cativos, que estão em toda live. Quando vai o professor de uma série específica, ou quando temos um professor marcante para ex-turmas aparecem quase todos”, afirma o coordenador.

Nas lives do projeto “Nós na pandemia” os especialistas da instituição discutiram temas como “Da escola para o mundo em tempos de quarentena” com o professor Guilherme Machado, “Sociedades e culturas em tempos de crise” com o professor de Sociologia Uyrá Lopes dos Santos, “A Ciência sob os holofotes” com Talita Marcilia, coordenadora de Ciências da Natureza e Matemática, “Psicanálise e pandemia” com o orientador educacional Cláudio Oliveira e “A literatura como refúgio e eco da sociedade” com a professora Ana Paula Bezerra. Todas estão disponíveis no IGTV do Instagram da instituição (@colegiohumboldt).