Siemens e Fatec oferecem curso de graduação focado em novas tecnologias

Foto: Pixabay.

Colocar no mercado de trabalho jovens profissionais capacitados a atuar com as novas tecnologias. Esse é o objetivo da parceria que a Siemens firmou com a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí após sair vencedora do chamamento público realizado pela instituição de ensino para iniciar o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Embarcados. A disciplina visa capacitar os alunos em relação às inovações tecnológicas que têm feito a diferença no mercado atual, como Inteligência Artificial, Cloud Computing, Robótica, Internet das Coisas (IoT) e demais ferramentas voltadas para a Indústria 4.0. 

O curso contará com a participação de especialistas e executivos da área de Digital Grids da Siemens, e incluirá na capacitação dos alunos projetos envolvendo cases reais da companhia com clientes e parceiros, além de visitas técnicas à unidade da empresa situada em Jundiaí. As aulas também estarão baseadas no conceito de cocriação por meio do MindSphere, plataforma aberta para a Internet das Coisas (IoT) baseada em nuvem e que permite conectar máquinas e equipamentos ao mundo digital. 

“A Siemens é reconhecida por ser líder no fornecimento de soluções inovadoras para a indústria e essa atuação tem se tornado cada vez mais colaborativa, com plataformas que estimulam a cocriação como o MindSphere. Com essa parceria com a Fatec, a companhia passa a liderar também a capacitação de novos profissionais que vão sair do Ensino Superior prontos para atuar com as tecnologias que estão fazendo a diferença no mercado atual”, afirma Sérgio Jacobsen, CEO da unidade Smart Infrastructure da Siemens. 

“Percebemos uma necessidade cada vez maior de ter uma integração com as empresas e indústrias para formar novos profissionais, e essa parceria com a Siemens vem para atender essa demanda. Além de formar técnicos capacitados em atuar com as novas tecnologias, nosso objetivo também visa uma maior inserção no mercado de trabalho pois os alunos estarão diretamente envolvidos nas atividades onde eles irão trabalhar futuramente”, comenta Claudio Luís Vieira Oliveira, coordenador do curso de Sistemas Embarcados da Fatec Jundiaí. 

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o novo curso da Fatec terá três anos de duração e uma carga horário total de 2.800 horas. Os alunos interessados terão que se inscrever em um processo seletivo realizado pela instituição de ensino semestralmente e com um total de 40 vagas. As aulas da primeira turma do novo curso estão previstas para iniciar em agosto.  

O novo curso será tema de uma live com representantes da Siemens e da Fatec que será realizada nesta quarta-feira, 15, às 18h. O evento poderá ser acompanhado pelo canal oficial da instituição de ensino no YouTube: https://www.youtube.com/c/FatecJundiaiOficial.

Mais informações sobre o curso no site da Fatec: http://www.fatecjd.edu.br/se/