STIHL está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil

Foto: Divulgação / STIHL.

A STIHL foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em cerimônia realizada em São Paulo (SP) na noite desta segunda-feira (13). O ranking, promovido pelo instituto Great Place To Work em parceria com a Revista Época Negócios, contou com mais de 2,6 mil empresas no último processo avaliativo – e a fabricante, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, com sede São Leopoldo (RS), está entre as 150 melhores.

“Receber um reconhecimento desta magnitude é motivo de orgulho máximo pela trajetória de valorização das pessoas que constroem o legado da STIHL no Brasil. Buscar a excelência nos resultados só é possível quando nos atentamos aos processos e construímos, junto com nossos funcionários, um ambiente saudável e com boas práticas. Estabelecer um vínculo de confiança com a equipe estimula o potencial da cultura organizacional estabelecida, baseada em valores colaborativos e sustentáveis. Desta forma, a STIHL contribui para o desenvolvimento não só da empresa, mas também de toda a comunidade”, afirma o presidente da STIHL Brasil, Cláudio Guenther.

Neste sentido, o bem-estar e o desenvolvimento dos 2,5 mil colaboradores são eixos centrais no trabalho de gestão de pessoas na unidade brasileira da marca, com programas e benefícios em áreas relevantes como saúde, educação, lazer, mobilidade e previdência. A exemplo disso, a STIHL construiu um sólido programa de educação formal, priorizando a capacitação dos seus profissionais. As principais vantagens desta áreas são o auxílio estudante, que financia o valor para mestrado, pós-graduação e graduação em 50% e o ensino técnico em 100%; o Job Rotation, que oferece troca de experiências aos colaboradores por meio de intercâmbio dos profissionais entre as unidades da STIHL no mundo; e a Formação Técnica em Mecatrônica, programa desenvolvido em parceria com a AHK e o SENAI para colaboradores da empresa, com diploma válido tanto no Brasil como na Alemanha.

Além disso, tornar o ambiente da empresa colaborativo e inclusivo justifica a STIHL estar entre as melhores empresas para se trabalhar. Além de empregar, em diversos setores da empresa, pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários, a STIHL preocupa-se com a acessibilidade e preza a diversidade e a inclusão de todos, inclusive em relação às informações internas. Nesse sentido, desde 2016, por meio de um mural inclusivo, apresenta o conteúdo do informativo semanal da empresa em plataforma interativa com vídeos em libras para os funcionários surdos. A iniciativa foi, inclusive, reconhecida com o prêmio Top Ser Humano 2017 da ABRH-RS.

Outra prática relevante é o Programa IdeiaPlus, criado em 2012 e que busca a participação dos colaboradores por meio de sugestões de melhoria tanto na área da fábrica quanto no setor administrativo, já economizou mais de R$ 21 milhões à empresa e distribuiu mais de R$ 5 milhões em benefícios aos participantes.