Neste ano, a Empresa expandiu a iniciativa para seis estados brasileiros e outros dois países, além de adaptar o projeto ao contexto da pandemia e realizar as aulas de forma virtual
Estão abertas as inscrições para o programa Gerdau Transforma, fruto de parceria entre a Gerdau e o Instituto Besouro de Fomento Social. O curso tem como objetivo capacitar cerca de 9 mil novos empreendedores no Brasil (nos estados de MG, PE, CE, RJ, SP e RS), México e Peru por meio de uma formação gratuita e online em português e espanhol. Os interessados devem se inscrever pelo site do projeto.
A partir da metodologia By Necessity®, desenvolvida pelo Instituto Besouro, a capacitação apoia jovens e pequenos empreendedores a ingressar no mercado de trabalho por intermédio do empoderamento e fortalecimento individual. Além de ensinar as bases para começar uma empresa, como abertura de CNPJ, definição do público-alvo, noções de lucro, investimento e fluxo de caixa. Ao todo, são 10 etapas de ensino para que o aluno finalize o curso com o plano do futuro negócio nas mãos.
Os participantes devem ter entre 18 e 29 anos, estar matriculados ou terem frequentado escola pública, vontade de empreender, possuir uma ideia de negócio e viver em zonas periféricas. A nova edição está prevista para ocorrer entre 24 de agosto e 27 de novembro, com 600 alunos divididos em 15 turmas. Em paralelo, 750 participantes receberão marca própria e acompanhamento de 90 dias para esclarecimento de dúvidas e monitoramento do desenvolvimento de sua empresa.
Lançada em 2019, a iniciativa teve seu início com aulas presenciais em Minas Gerais. Neste ano, a Gerdau expandiu o programa para outros estados e incluiu mais dois países. Além disso, o programa precisou se adaptar ao contexto da pandemia da Covid-19 e começou a realizar suas edições de forma virtual. Assim, a Gerdau e a Besouro seguem apoiando diversos empreendedores a desenvolver seus próprios negócios e gerar renda.
Segundo o Presidente do Instituto Besouro e Criador do By Necessity, Vinicius Mendes Lima, a parceria com a Gerdau é importante para incentivar a juventude, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. “O objetivo do programa é mostrar aos jovens brasileiros, mexicanos e peruanos que eles são criativos e capazes de empreender, mesmo em tempos de pandemia. Ser empreendedor é acreditar em si e que é possível mudar a comunidade e, quem sabe, o mundo”, afirma. A metodologia já capacitou mais de 30 mil pessoas em 15 países, possibilitando a abertura de mais de 20 mil negócios que movimentam mais de R$ 300 milhões por ano.