Sintonizada com as transformações globais, a ZF investe continuamente em programas sociais de qualificação profissional para jovens em condições de vulnerabilidade social. Em parceria com o Projeto Pescar e Formare, que este ano completa 15 anos na ZF, mais de 500 jovens já puderam ter acesso a essas iniciativas.
Por meios dos dois programas, é possível ampliar o alcance e impacto social dos projetos de sustentabilidade da ZF. O Formare e o Pescar permitem oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho. “Temos um compromisso social com a educação e também com as comunidades onde estamos inseridos e esses programas tem nos ajudado a contribuir de forma direta com a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades e com a sociedade como um todo”, afirma Ana Carolina Gonçalves, Vice-Presidente de Recursos Humanos da ZF.
A iniciativa tem sido positiva, tanto para a ZF como para os participantes dos cursos. Os jovens desenvolveram suas carreiras a partir da aprendizagem inicial nestes cursos e em alguns casos chegaram a cargos mais altos, como é o caso de Ramon Miranda Firmino, formado em 2012, contratado pela ZF em 2014 como estagiário no Laboratório de Metrologia da empresa e atualmente colocado como Engenheiro de Qualidade Júnior e educador voluntário. “Sou grato por todas as oportunidades e ensinamentos que recebi do Projeto Formare e hoje sou formado em Engenharia Mecânica e pós-graduado ao em administração de empresas”.
Ana Carolina explica que há também muitos exemplos de jovens que estão evoluindo profissional e pessoalmente em suas carreiras fora do ambiente da ZF e reconhecem o quanto estes projetos contribuíram para isso. “Desde o início da realização dos cursos, vimos acompanhando o desenvolvimento desses profissionais e temos os mais variados exemplos, desde colocação na própria indústria automotiva, até nas áreas de cosméticos, saúde e uma infinidade de setores”, comenta.
Este é o caso de Jussara Souza, que trabalha atualmente em uma grande empresa do setor automotivo, na área de recursos humanos. “Após participar da primeira turma do Projeto Formare, em meados de 2004, tive a primeira oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Hoje sou formada, pós-graduada e em constante aprendizado. Aliás, este foi um dos melhores ensinamentos que herdei do Projeto Formare, o de sempre continuar buscando conhecimento. A educação transforma a vida das pessoas e espero que o trabalho do Formare continue transformando a vida de muitas pessoas, assim como transformou a minha”.