Em comemoração ao Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, os colaboradores da Audi no mundo todo foram convidados a participar do #Project1Hour, um workshop de equipe com duração de uma hora com o objetivo discutir mudanças climáticas e compartilhar seu compromisso individual com a proteção do clima. No total, as atividades em todas as localidades no mundo somam cerca de 85.000 horas, equivalente a quase dez anos, de diálogo sobre o compromisso com um meio ambiente mais saudável.
“A proteção climática surge por meio da inovação – desafiando-nos todos os dias, repensando o que já é conhecido e questionando repetidamente o status quo. Não nos concentramos apenas nas emissões de carbono, mas pensamos na sustentabilidade como um todo ao longo de toda a cadeia de valor”, afirmou Markus Duesmann, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG. “O dia de hoje diz sobre como cada um de nós pode viver de uma forma mais sustentável e amigável com o clima. Todos devem criar seu próprio caminho pessoal para diminuir suas pegadas de carbono. Nós usaremos nosso tempo para isso hoje. Acho que este é um investimento importante no futuro e estou muito animado para ver os resultados”.
Os colaboradores da Audi no Brasil pararam das 9h00 às 10h00 para fazer as atividades e do #Project1Hour. A empresa se dividiu em times para conversar sobre as mudanças climáticas, assistir vídeos, participar de um quiz e também pensar em como cada um pode fazer sua parte em prol do meio ambiente.
Sustentabilidade no Brasil
A Audi do Brasil iniciou uma ofensiva elétrica nos últimas anos que começou com a introdução do Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca, no mercado nacional em abril de 2020 – mais tarde, em setembro do mesmo ano, foi a vez do Audi e-tron Sportback. Para 2021 a empresa já confirmou a chegada de outros dois modelos alimentados apenas por bateria: o RS e-tron GT e o e-tron S Sportback. Com os veículos, a Audi do Brasil também tem em andamento um plano de investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga, que inclui a instação de diversas estações de carregamento pelo País.
Como as ações no contexto da sustentabilidade envolvem muito mais do que produto, a Audi do Brasil também está olhando para as duas pontas da cadeia. Do lado administrativo, a empresa instalou no ano passado 264 painéis solares para que o Centro Técnico, localizado em São Paulo, passasse a utilizar energia 100% solar. Do lado das concessionárias, a primeira iniciativa se materializou com a Audi Center Santos, que também utilizar energia de fonte solar para suas atividades.
A empresa também é patrocinadora do Zero Summit, evento que tem o piloto e embaixador da marca Lucas Di Grassi como um dos idealizadores, cujo objetivo é debater as ações em busca da neutralidade de carbono em diversos setores, como os de mobilidade, energia, consumo, resíduos, agronegócio e inovação.