No segundo semestre deste ano, o BMW Group inaugurará seu Centro de Competência de Fabricação de Células (Cell Manufacturing Competence Center – CMCC). Com o procedimento de aprovação de controle de emissões agora concluído, as condições necessárias estão reunidas para a entrada em funcionamento da produção próxima do padrão de células de bateria de íon de lítio no centro de competência em Parsdorf, próximo de Munique. Em uma área de cerca de 15.000 metros quadrados, o BMW Group demonstrará a viabilidade industrial de futuras gerações de células de bateria de alto desempenho.
A linha piloto no centro de competência permitirá analisar e compreender plenamente os processos de criação de valor da célula. Isso possibilitará que futuros fornecedores produzam células de acordo com as próprias especificações do BMW Group e, assim, otimizem ainda mais a produção de células de bateria com relação à qualidade, produção e custos. No momento, a empresa descarta a opção de estabelecer sua própria produção das células em larga escala.
“O Centro de Competência de Fabricação de Células em Parsdorf é o próximo passo lógico para entrar em todos os aspectos da cadeia de valor da célula de bateria. Após a implementação bem-sucedida do Battery Cell Competence Center (Centro de Competência de Células de Bateria – BCCC), agora estamos focando nos processos de produção. Estamos validando a capacidade de fabricação de células de bateria de íons de lítio para produção padrão em larga escala, com relação à qualidade, eficiência e custos”, diz Markus Fallböhmer, Head de Motores de Linha de Produção de E-Drives do BMW Group.
Início escalonado de produção da linha piloto a partir do outono europeu de 2022
O investimento na fase inicial de desenvolvimento do Centro de Competência de Fabricação de Células totaliza cerca de 170 milhões de euros. Cerca de 80 funcionários trabalharão nas instalações de Parsdorf. O Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e o Ministério de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera estão apoiando o projeto no âmbito do processo de financiamento europeu IPCEI (Projetos Importantes de Interesse Comum Europeu).
Devido às complexas tecnologias envolvidas, a produção de células de bateria será colocada em funcionamento em etapas, com seu início previsto para o segundo semestre. Na fase inicial de aumento da produção, serão instalados e acionados os sistemas de produção de eletrodos. Nessa etapa, as matérias-primas, como grafite e óxidos de níquel para eletrodos de bateria, são dosadas e misturadas. Isto é seguido pelo revestimento das folhas de metal e pela compressão final.
Na segunda fase, serão instalados os sistemas para posterior montagem e formação de células. Nesta etapa, os eletrodos são processados com os outros subcomponentes para criar células de bateria e são posicionados e verificados quanto à qualidade. Todo o processo de aceleração levará cerca de um ano. Ao longo do ano seguinte, a produção quase padrão de células de bateria no centro de competência fará a transição para operação regular.