O turismo de saúde da Baviera tem uma nova atração: pela primeira vez, as florestas chamadas medicinais (Kurwälder, no alemão) foram certificadas em 13 municípios, três das quais são consideradas como florestas terapêuticas (Heilwäder). O Ministro da Economia e Turismo do estado, Hubert Aiwanger, explicou a importância dessas regiões, que desempenham um papel bastante significativo na saúde e no bem-estar das pessoas. “Queremos utilizar este potencial também na Baviera e, com esta designação de florestas medicinais e terapêuticas, integrar os efeitos positivos das florestas também nos tratamentos médicos ortodoxos”, afirmou.
As florestas medicinais têm como função a prevenção de doenças de seus hóspedes. Já as florestas terapêuticas são utilizadas para a recuperação de pacientes doentes e devem, entre outras coisas, ter zonas de descanso e atividades com áreas de terapia, bem como atender a altas exigências de quietude e pureza do ar e estar parcialmente livres de barreiras.
As certificações fazem parte do projeto “Floresta e Saúde” (Wald und Gesundheit), que conta com o apoio do Ministério da Economia da Baviera, a Associação Bávara de Centros de Saúde (Bayerische Heilbäder-Verband) e a Cátedra de Pesquisa em Saúde Pública e Serviços de Saúde da Universidade Ludwig Maximilian de Munique. Nos últimos três anos, a iniciativa identificou áreas florestais adequadas para a implantação de termas e florestas medicinais, além de possibilitar o treinamento de pessoal especializado para cursos médico-terapêuticos na floresta.
Os municípios bávaros que receberam o “Selo de Qualidade Sanitária Florestal” (Qualitätssiegel Waldgesundheit) foram Bad Füssing, Bad Kötzting e Bad Wörishofen para florestas terapêuticas; Bad Alexandersbad, Bad Bayersoien, Bad Berneck, Bad Birnbach, Bad Neualbenreuth, Bad Reichenhall, Bischofsgrün, Pfronten, Treuchtlingen e Weißenstadt para florestas medicinais.
“Espero que mais lugares embarquem no caminho da certificação no futuro, pois a saúde florestal será um importante bloco de construção no espectro terapêutico, especialmente para resorts e spas de saúde. O turismo de saúde na Baviera será enriquecido por uma oferta de alta qualidade”, disse Aiwanger.
As condições para a saúde florestal são ótimas na Baviera: por um lado, 36% da área do estado é coberta por floresta. Por outro lado, com 47 spas e resorts de saúde altamente qualificados, o Estado Livre apresenta a expertise médica e terapêutica necessária para a implementação dessa prática.
O turismo de saúde é um setor importante no turismo bávaro. Um bom quarto das pernoites turísticas anuais na Baviera é contabilizado pelos spas e resorts de saúde altamente qualificados. “O turismo de saúde é uma tendência importante na nossa sociedade e um mercado em crescimento. As pessoas estão prestando cada vez mais atenção à saúde e estão dispostas a investir na prevenção e tratamento de doenças. Com seus spas e resorts de saúde, a Baviera pode se destacar nesse novo mercado. Não é para menos que o estado já é o destino número um do turismo de saúde na Alemanha”, finalizou o ministro.