Líderes das áreas de comunicação das principais empresas alemãs no Brasil reuniram suas equipes durante o 1° Fórum Brasil-Alemanha de Comunicação para discutir as principais tendências do setor e compartilhar boas práticas e experiências.
Promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, o evento contou com o patrocínio ouro da Evonik Brasil; o patrocínio bronze da BASF; e um patrocínio do Coffee Break do Grupo Voith. Realizado no Museu do Futebol, em São Paulo, o fórum contou com mais de 140 participantes.
Em seu discurso de abertura, Thomas Timm, Vice-Presidente Executivo da instituição, ressaltou a importância das áreas de comunicação. “As empresas dependem da comunicação. Sabemos que a comunicação não é tudo, mas sem uma boa comunicação a empresa não é nada”, afirmou.
No primeiro painel “O esporte na Comunicação Corporativa” a Gerente de Comunicação e Eventos da América Central e do Sul da Evonik, Regina Bárbara, iniciou o debate com o case de sucesso da relação entre a empresa e o futebol. “Desde 2007 a Evonik foca os negócios na indústria química. Quando começou essa mudança precisávamos apresentar a marca e os valores que permaneceram. Para essa apresentação não tinha como não usar o futebol, por ser uma linguagem universal. O futebol foi utilizado como uma plataforma global para divulgação da marca”, explicou.
O painel seguinte teve como tema TikTok e outras mídias sociais como ferramenta de comunicação. O CMO da Mlabs, Rafael Kiso, deu início às apresentações comentando sobre o potencial da plataforma. “As informações como forma de entretenimento são uma característica do TikTok, essa plataforma rompeu a bolha e agora tem uma das maiores taxas de engajamento”, explicou.
“O Social Commerce também está presente nas redes: 77% das pessoas consultam as experiências de outros usuários na internet antes de comprar um produto, e dentro dessa porcentagem, 63% consulta as redes sociais. Isso mostra que o Google não ocupa mais o primeiro lugar de pesquisa de compras”, completou. “Enquanto marca, temos que nos posicionar para atingir nosso público; para criar conteúdo precisamos entender nossa persona e estabelecer diálogo.”
O Gerente de Comunicação, Branding e Marketing Digital da Saint-Gobain, Camilo Leles, apresentou o uso criativo das plataformas de mídias. “Usamos as redes sociais como apoio na nossa capacitação, oferecendo mais de 100 cursos gratuitos e com certificado.”
Rubia Pria, Brand Communications Teamhead da PUMA, compartilhou a estratégia da companhia para o uso do TikTok e como desenvolve o engajamento de seus 1,3M de seguidores. “Por ser uma rede com audiência e linguagem própria precisamos criar ferramentas para nos comunicarmos especificamente para esse canal.”
Seguindo a proposta de temas atuais, o terceiro painel teve como tema a geração Z. A Gerente de CMI da Faber-Castell, Aline Lopes Villena Krueger, compartilhou um case de ativação com o público nascido entre 1995 e 2010 por meio de influenciadores digitais. “Tivemos mais de 100 mil inscritos em uma campanha voltada para a Geração Z. Estamos sempre conversando com os jovens e entendendo como eles usam os produtos e o que eles querem no futuro. Temos que manter o contato constante, pois as tendências mudam muito rápido para esse público.”
Vanessa Campos, Gerente de Conteúdo da WMcCann, conduziu sua apresentação a partir do questionamento: “Como essa geração influência todas as outras e constrói novos hábitos de consumo?”. Apontando recortes como ativismo, representatividade e diversidade, Vanessa compartilhou dados relevantes para exemplificar como a geração é nada tradicional no consumo de publicidade.
Guilherme Bara (@baraguilherme), Sócio Consultor em diversidade, protagonismo e ambiente inclusivo da MAC Diversidade, Telma Marcondes, Diretora da Qualicom, Comunicação, agência de comunicação interna da BASF, Mariana Escarin, Recursos Humanos da BASF e Nayla Santos, Program Management Lead e Chief of Staff da SAP Brasil foram os integrantes do painel “D&I: Sua empresa comunica que é diversa?”.
Compartilhando cases de sucesso, os especialistas debateram estratégias de comunicação inclusiva e suas ferramentas de mensurações.
Em seguida, Matheus Moreira, repórter de Cotidiano da Folha de São Paulo, Rafael Camara, Gerente de Planejamento da CNN Brasil, Denise Thomaz Bastos, repórter esportiva da Tv Globo, e Tjerk Brühwiller, correspondente da América Latina do Frankfurter Allgemeine Zeitung se reuniram em um painel para compartilhar detalhes da realidade das redações durante a pandemia, relatando as mudanças, tanto estruturais quanto na forma de se fazer jornalismo.
O penúltimo painel do dia, sobre “Influenciadores Digitais” reuniu Carol Garrido, PR Manager da AMBEV, Thiago Massari, Integrated Comms Lead da Bayer, Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen, e Luísa Monteiro, Gerente de Comunicação do Consulado Geral da Alemanha. A partir do compartilhamento de cases de sucesso, os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre campanhas com influencers para diferentes públicos-alvo.
O último painel do fórum abordou o Metaverso e propôs um amplo debate sobre o que os profissionais de Comunicação podem esperar com o avanço dessa tecnologia. Bernardo Almeida, Gerente de Contas da Solo Network, explicou as principais bases do Metaverso e traçou uma perspectiva para os próximos cinco anos.
Thammy Marcato, Transformation Architect da KPMG, contribuiu com cases relacionados à aplicação da ferramenta na prática. Já Paulo Lilla, Sócio de Tecnologia e Proteção de Dados do Lefosse Advogados, esclareceu como essas ferramentas poderão ser utilizadas sem infringir a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O evento terminou em um tour exclusivo pelo Museu o Futebol e um coquetel para confraternização e networking entre os participantes.