A Ypê, player do setor de higiene e limpeza, aposta na cabotagem da Aliança Navegação e Logística para suas operações de transferência e venda direta. A partir de um planejamento logístico mais elaborado, o objetivo da empresa é organizar o fluxo de armazenagem e garantir mais fluidez na chegada dos produtos junto a seus clientes nas regiões Norte e Nordeste, além de seu CD em Simões Filho, na Bahia.
Atualmente, a Ypê transporta um volume expressivo no modal marítimo, tanto para as operações de Vendas quanto em transferências entre unidades, sendo a Aliança seu principal parceiro. Nos últimos anos, o volume de transferências teve um aumento significativo. “Demos início a uma nova operação que representa grande potencial de crescimento no fluxo de entrega aos nossos clientes, além da possibilidade da ampliação das praças atendidas pelo modal marítimo”, afirma Adriana Bueno, Gerente Nacional de Transportes da Ypê.
Para a executiva, uma das principais vantagens da cabotagem é poder antecipar os fluxos de entrega, evitando os períodos de pico e planejar melhor as demandas de atendimento ao cliente, conforme o comportamento de mercado. “Conseguimos atender a expectativa de nossos clientes com um serviço de altíssima qualidade”, ressalta Adriana Bueno.
Com a cabotagem, a empresa passou a contar com uma operação mais eficiente nas grades de carregamento, mais agilidade e um índice de avarias praticamente nulo. A sustentabilidade é outra vantagem do modal marítimo, que emite índices bem menores de CO2. “Este é um grande valor para a empresa, que participa do Programa Logística Verde Brasil e também tem ações de sustentabilidade como associado ao Instituto Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente”, reforça a Gerente Nacional de Transportes.
Hoje, um percentual significativo da operação Ypê é realizado pelo modal marítimo. A expectativa é ampliar o volume os próximos dois anos. Segundo a companhia, as entregas dentro do prazo estão em 95% de nível de serviço percebido pelo cliente.
“A Aliança entende o negócio da empresa e presta um serviço capaz de alavancar as vendas em regiões mais distantes de atendimento”, destaca Adriana Bueno.
Nadora Bertozzi, Coordenadora de Vendas Cabotagem Regional São Paulo da Aliança, enfatiza o foco no atendimento diário e centralizado disponível, o que garante maior agilidade de respostas às demandas diárias, seja para desenvolvimento de novos projetos, negociações, monitoramento de coletas e entregas em todas as regiões em que a empresa presta serviços à Ypê.
Foto: Divulgação Aliança Navegação e Logística