Realizada em 21 e 22 de setembro, a 3ª edição do Hydrogen Dialogue Summit & Expo apresentou mais de 70 palestras e painéis ao longo da cadeia de valor global de hidrogênio verde.
Ao longo dos dois dias, palestrantes e visitantes se reuniram em Nuremberg para discutir os desafios e oportunidades atuais no contexto da crise energética e cooperações entre países, bem como o financiamento de projetos de hidrogênio.
O evento, organizado pela Nürnberg Messe GmbH, reuniu palestrantes e painelistas nacionais e internacionais para discussão em realizadas em três palcos distintos. Além das apresentações principais, o espaço continha 36 expositores e uma área de networking.
A participação de representantes internacionais do comércio e da política mostrou a importância de acelerar a expansão global de hidrogênio. No total, mais de 1.000 participantes se reuniram tanto no local quanto digitalmente durante os dois dias da conferência.
Um dos destaques do evento foi o painel “Brazil – How to become a Red Dot in the Hydrogen Map“, formado pela Representante do Estado Livre da Baviera no Brasil, Dra. Claudia Bärmann Bernard; pelo CEO da Guia Marítimo, Martin von Simson; pelo Coordenador Geral da Cooperação e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Renato Arruda Vaz de Oliveira; e pelo Superintendente para o Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro da SUDENE, Constantino Frate.
O painel teve como objetivo debater a importância de fortalecer parcerias e criar oportunidades para o Brasil e a Alemanha por meio de projetos de produção de hidrogênio. Segundo a Dra. Bärmann Bernard, a chave para entrar no mercado brasileiro é criar uma rede de parceiros experientes, além de fazer um plano adequado para a implementação dos projetos, considerando também aspectos culturais.
Devido ao debate atual sobre energia, a aceleração da economia do hidrogênio precisa ser debatida ainda mais profundamente, como a Prof. Dra. Veronika Grimm, Economista e Co-Presidente do Centro de Hidrogênio da Baviera H2.B enfatizou. “A transformação sustentável e consistente de nosso sistema energético é mais urgente do que nunca. O hidrogênio desempenhará um papel essencial para atingirmos a neutralidade climática e ajudará a garantir e diversificar nosso fornecimento de energia. Com o Hydrogen Dialogue criamos uma importante plataforma de discussão e um palco para novas tecnologias na Baviera”, afirmou.
América Latina ganha edição do evento
São Paulo foi a cidade escolhida para a realização da primeira edição do Hydrogen Dialogue Latin America, que acontecerá entre os dias 9 e 10 de novembro. O evento será palco de discussões sobre as oportunidades de negócio e a viabilização do hidrogênio verde na região. O Hydrogen Dialogue Latin America é organizado pela NürnbergMesse Brasil em parceria com Hiria, Guia Marítimo e a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).
O evento será realizado em formato híbrido e terá uma programação formada por workshops e palestras com a participação de representantes de diversos setores da indústria e da academia. A Representante da Baviera no Brasil marcará presença na ocasião, participando da abertura do segundo dia.
As inscrições para o Hydrogen Dialogue Latin America podem ser feitas pelo link.