A pesquisa CEO Survey da PwC foi o tema central de discussão da Reunião de Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) realizada presencialmente na última quarta-feira (30).
O encontro da Diretoria da instituição foi realizado de forma presencial e contou com cerca de 30 participantes.
O Presidente da AHK São Paulo, Paulo Alvarenga, abriu o encontro e contou com o apoio de sua colega Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da instituição, para uma retrospectiva das atividades desde junho de 2023 e para apresentar os próximos grandes eventos previstos para o 2º semestre. Estes podem se conferidos no site oficial da AHK São Paulo clicando aqui.
Em seguida, Geovani Fagunde, Sócio da PwC e o Marcelo Cioffi, Clients & Markt Líder da PwC apresentaram os resultados obtidos na 26ª edição da pesquisa CEO Survey, realizada pela PwC Research anualmente com o objetivo de entender as perspectivas dos CEOs sobre crescimento, ameaças, prioridades estratégicas e investimentos em uma visão global.
Na edição desse ano, o levantamento contou com mais de 4.000 participantes de mais de 100 países.
Fagunde e Cioffi aproveitaram a ocasião para comparar os resultados das respostas de CEOs mundialmente com a realidade de CEOs no Brasil. A pesquisa revelou os principais riscos e oportunidades que CEOs apontam como sendo suas mais relevantes preocupações. A inflação e a instabilidade macroeconômica tiveram o maior percentual, sendo 39% e 38%, respectivamente, na vista do mercado brasileiro.
Adicionalmente o tema da implementação de novas tecnologias, que foi apontado por 61% dos respondentes como a área que mais recebe investimentos para reinvenção de negócios ou a preservação dele, foi um dos tópicos que permeou a discussão dos executivos da Diretoria da Câmara.
“A digitalização força as pessoas a se reinventarem e aprenderem a mexer com as tecnologias. Ela acontece com as pessoas no dia a dia e não se limita à área de TI das empresas. Este é um movimento muito claro que vemos nas empresas.”, conclui Cioffi.
Além da apresentação dos resultados da pesquisa CEO Survey, a reunião contou com a participação de Alexander Lieber, Representante do Deutsche Bundesbank na América do Sul, que palestrou sobre a situação política e econômica na Alemanha. “O Governo Federal alemão aprovou a Lei de Oportunidades de Crescimento recentemente. Ela trará alívio para a economia alemã, com a aplicação de R$ 32 bilhões de euros até 2028, uma média de R$7 bilhões por ano.”, afirmou Lieber.
Lieber também compartilhou que os preços da energia têm baixado e o mercado de trabalho tem apoiado a economia, com um crescimento salarial e ritmo elevado. “Estamos esperando que a inflação baixe ainda mais por conta do preço de energias. Além disso, acreditamos que o crescimento salarial continue forte depois de 2023”, concluiu.
Aline Simões Head de Planejamento e Operações da São Paulo Oktoberfest também participou da reunião e trouxe dados importantes sobre a festa que, neste ano, contará com o apoio institucional da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. “Somos um dos 30 eventos estratégicos do calendário da cidade, sendo o único com foco temático estrangeiro.”. Simões completou, “O evento aumentou em 30% na parte estrutural comparado ao ano passado, e estimamos a participação de 80 mil pessoas nos 10 dias de evento.”