Alinhada às suas ambições de sustentabilidade dentro da agenda de crescimento com propósito, a Henkel estabeleceu um plano para alcançar a redução absoluta de emissões de gases de efeito estufa (GEE), ampliando significativamente suas metas ao longo de toda a cadeia de valor. A empresa definiu objetivos claros, como reduzir em 42% as emissões absolutas de GEE nos escopos 1 e 2 até 2030, com base no ano de 2021, e reduzir em 30% as emissões absolutas de GEE no escopo 3 até o mesmo ano. Além disso, a meta é reduzir em 90% as emissões absolutas de GEE nos três escopos até 2045, também com base em 2021. Essas novas metas foram verificadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), uma organização que apoia empresas a estabelecerem compromissos de neutralização de emissões de GEE alinhados ao Acordo de Paris.
“Todos devemos assumir a responsabilidade e ajudar a limitar o aquecimento global a 1,5°C, conforme estabelecido no Acordo de Paris – e já estamos muito próximos desse limite”, comentou Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Portanto, estendemos nosso compromisso climático para alcançar a redução absoluta de emissões de gases de efeito estufa até 2045, com ações concretas em toda a nossa cadeia de valor”.
Além das emissões dos processos de produção, os objetivos para os escopos 1 e 2 agora incluem todas as operações da empresa. Isso engloba edifícios administrativos, armazenamento, pesquisa e desenvolvimento, e a frota de veículos. Para o escopo 3, as metas cobrem as emissões indiretas da Henkel, tanto na cadeia de suprimentos quanto na distribuição. Também há impactos de matérias-primas, embalagens, logística e o tratamento dos produtos no fim de sua vida útil.
Essas diretrizes, baseadas em dados científicos, buscam reduzir todos os sete gases de efeito estufa, conforme definidos pelo Protocolo de Kyoto da ONU. Elas se alinham às práticas globais de sustentabilidade. O conceito de “net-zero”, ou “zero emissão de gases de efeito estufa”, significa equilibrar todas as emissões de gases de efeito estufa produzidas pelo homem, removendo-as da atmosfera. O “Corporate Net-Zero Standard”, da SBTi, define que, para alcançar esse estado, é necessário reduzir pelo menos 90% das emissões em toda a cadeia de valor (escopos 1, 2, 3) por meio de medidas diretas antes de neutralizar as emissões restantes com tecnologias como captura de carbono.
As ações para redução de emissões nas unidades da Henkel vão se concentrar principalmente na melhoria da eficiência energética. A empresa também ampliará o uso de energias renováveis para suprir a demanda restante. Atualmente, 89% da eletricidade consumida pela empresa vem de fontes renováveis. A Henkel atingiu um marco importante ao converter todos os processos de produção da unidade de marcas de consumo na Europa para compensação de carbono.
Para melhorar a avaliação das emissões de CO2 em sua cadeia de suprimentos, a Henkel lançou o programa “Climate Connect”. Esse programa envolve seus fornecedores globais e busca promover a descarbonização em toda a cadeia de valor. Ele inclui a coleta de dados de emissões, ações conjuntas para redução e capacitação dos fornecedores. Além disso, a Henkel trabalha para aumentar a proporção de ingredientes de baixa emissão, renováveis ou reciclados em seus produtos.
A empresa também adota uma estratégia de embalagens sustentáveis. Ela minimiza o uso de materiais e maximiza alternativas de baixa emissão, recicláveis e renováveis. Por exemplo, um novo conceito de embalagem para cartuchos de adesivos de consumo utiliza até 95% de plástico reciclado. A iniciativa já está sendo implementada na Europa.
Grande parte das emissões do escopo 3 ocorre durante a aplicação dos produtos. A Henkel quer incentivar os consumidores a adotarem comportamentos mais responsáveis. A empresa comunicará essas práticas por meio de suas marcas. Embora as emissões de escopo 3 não possam ser diretamente controladas pela Henkel, a empresa continuará a focar na educação do consumidor. A campanha “Começa com a gente” oferece dicas sobre como usar recursos de forma mais eficiente no cotidiano.