Uma delegação composta por cinco membros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visitou dois institutos alemães da cidade de Braunschweig no começo de outubro. Sob a liderança do Dr. Luciano Nass, coordenador de cooperação científica da organização, o grupo visitou os institutos Johann Heinrich von Thünen (vTI) e Julius Kühn com o objetivo de conhecer melhor suas atividades.
No primeiro dia de visitas os membros da delegação brasileira tiveram um panorama dos temas científicos tratados pelo vTI por meio de aulas e visitas de campo. No segundo dia, brasileiros e alemães discutiram assuntos como proteção de plantas e genética.
A visita faz parte da meta de expandir o campo de atuação dos Laboratórios Virtuais da Embrapa no Exterior (LABEX). Cientistas filiados a LABEX realizam pesquisas nos países anfitriões utilizando-se da infraestrutura de um instituto local. A parceria entre a Embrapa e institutos estrangeiros estreita as relações entre o Brasil e esses países.
Na Europa já existem três centros da LABEX (França, Holanda e Inglaterra) e, em 2011, um cientista brasileiro passará a trabalhar na Alemanha, ampliando a presença da Embrapa na Europa.
A parceria também será vantajosa para a cidade de Braunschweig.
“O Brasil é um player global na agricultura e é, devido à sua pesquisa de alta performance, um parceiro atraente. Um escritório em Braunschweig abriria grandes oportunidades para as duas partes”, explica o Prof. Folkhard Isermeyer, presidente do vTI.