A Aliança Navegação e Logística, da alemã Hamburg Süd, decidiu iniciar, no Brasil, a construção de navios para o transporte de contêineres. A informação, publicada pelo jornal Valor Econômico, ainda não foi confirmada pela empresa. Segundo a reportagem, após anos de prospecções e análises de mercado, a companhia obteve na última quinta-feira (24) aprovação do Fundo da Marinha Mercante (FMM), responsável pelo de financiamento do setor naval.
Os quatro navios porta-contêineres terão capacidade de transportar 3 mil TEUs e serão construídos no Estaleiro Ilha S.A. (EISA), no Rio de Janeiro. O investimento somará US$ 400 milhões, dos quais 90% devem ser financiados pelo FMM.
As embarcações serão usadas na cabotagem (a navegação costeira) e permitirão renovação da frota da Aliança no segmento. Dados da Hamburg Süd indicam que a cabotagem deve crescer 7% em 2011 em relação ao ano passado, totalizando 540 mil TEUs. Para 2012, estima-se um aumento de 8% com o volume movimentado podendo chegar a 583,2 mil TEUs. Para a Aliança, um dos vetores de crescimento na cabotagem é o tráfego sul-norte, com destino Manaus, no Amazonas.
A frota atual tem capacidade de transportar 3,7 mil TEUs por semana, volume que deve aumentar quase 15%. Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança, disse que o preço oferecido hoje no Brasil para construir esse tipo de navio é bem mais interessante do que no passado.
Os últimos navios construídos pela Aliança no mercado brasileiro foram o “Aliança Brasil” e o “Aliança Europa”, em 1994, poucos anos depois de o grupo Oetker, dono da Hamburg Süd, adquirir a Aliança, em 1988.