O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado será tema do novo documentário do renomado diretor alemão Wim Wenders. A obra será baseada no livro “Projeto Gênesis”, que mostra as quatro décadas do trabalho de Salgado nas regiões mais puras e virgens do planeta.
Para realizar o longa, que será intitulado “A Sombra e a Luz”, Wenders fechou uma parceria com o também diretor e filho do fotógrafo, Juliano Salagado.
Admirador do fotógrafo desde que se deparou com as imagens do livro "Outras Américas” (1986) e visitou a exposição "Exôdos", em Paris, no começo dos anos 1990, Wenders deverá finalizar o filme na mesma época do lançamento do livro "Gênesis", e da inauguração da exposição fotográfica itinerante até 2015, com première mundial em abril de 2013, no Museu de História Natural de Londres.
Nascido em Minas Gerais, Sebastião Salgado é um dos repórteres fotográficos contemporâneos mais respeitados no mundo e recebeu praticamente todos os principais prémios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho.