Não há radares ou áreas de serviço ao lado da estrada e, para os padrões de Colônia, poucos congestionamentos de trânsito: a mais antiga Autobahn da Alemanha, que completa 80 anos nesta segunda-feira (6) é ainda hoje uma curiosidade.
Construída ao longo de três anos por cerca de 5.500 trabalhadores para ligar as cidades de Bonn e Colônia, a A555 também teve como objetivo desafogar o trânsito na região. Entre 1924 e 1928, Colônia observou um crescimento de 300% no número de carros registrados e um fluxo de cerca de 1.800 carros por hora no trecho. “Uma via expressa com quatro pistas e livre de cruzamentos precisa ser construída”, afirmou o então prefeito de Colônia, Konrad Adenauer.
Inaugurada em 1932 pelo futuro chanceler federal (Adenauer tornaria-se em 1949 chefe de governo da Alemanha), antes mesmo da ascessão de Hitler ao poder – o que desmistifica a ideia de que o ditador foi o inventor das famosas rodovias alemãs – a Autobahn 555 possuía apenas duas pistas em cada sentido, separadas apenas por uma faixa branca. Nem todo mundo podia trafegar pela estrada. Carroças, equipamentos agrários e bicicletas eram expressamente proibidos de circular na Autobahn. A principal característica da estrada, a falta de um limite de velocidade, não existia como hoje, embora o conceito já se fizesse presente. Á época, os carros podiam alçancar até 120 km/h, velocidade que nenhum carro normal era capaz de atingir no início da década de 1930.
Quando Bonn tornou-se a capital da Alemanha Ocidental, a rota adquiriu o apelido de “pista de corrida dos diplomatas”, já que muitas autoridades moravam em Colônia e utilizavam a A555 para ir e voltar todos os dias para o trabalho.
Fatos rápidos: Rodovias na Alemanha
1) Na Alemanha existem cerca de 12.845 quilômetros de rodovias federais (Bundesautobahnen), e cerca de 39.700 km de estradas menores, chamadas Bundesstraßen.
2) A Alemanha tem uma das mais densas redes rodoviárias de longa distância na Europa.
3) As Autobahns (sem limite de velocidade) representam apenas 6% da rede rodoviária total, mas mais de 30% de todos os percursos rodoviários ocorrem nessas rodovias.
4) De 2001 a 2011, cerca de cinco bilhões de euros foram investidos nas Autobahns.
5) Em 2011, 452 pessoas morreram em acidentes rodoviários, alta de 5,3% em relação ao ano anterior.