DHL transporta nove gorilas para reserva no Gabão

Em uma iniciativa de conservação ambiental única, a companhia alemã de logística DHL, em parceria com a Fundação Aspinall, transportou nove gorilas do Port Lympne Wild Animal Park, em Kent, no Reino Unido, até o Parque Nacional Batéké Plateau, no Gabão (África).

Os animais foram transportados por 9.000 quilômetros, partindo do Reino Unido para Bruxelas, de onde voaram em um Boeing 767 especialmente equipado para Lagos, na Nigéria, e de lá para Franceville, no Gabão. Na última parte da jornada, viajaram de helicóptero para o parque nacional em colaboração com as autoridades gabonesas.

Além dos animais, que, combinados, pesam 620 quilos, a empresa fez o transporte de nada menos que 1.200 quilos de comida e equipamento veterinário, que acompanharam os animais na jornada de volta a seu lar selvagem.

Os gorilas da planície ocidental são uma espécie classificada como criticamente ameaçada de extinção, e essa é a primeira tentativa de introduzir uma família interia dos animais de volta à natureza. A iniciativa “De Volta à Selva”, da Fundação Aspinall, é parte do compromisso da entidade de levar de volta às selvas espécies animais ameaçadas e criticamente ameaçadas.

“Transportar uma família de nove gorilas pelo mundo não é uma proeza, é uma causa extremamente importante e um grande esforço logístico para a DHL – nossas prioridades ao longo da operação foram a segurança e o bem-estar dos animais. Nossa equipe da ‘entrega especial’, que incluiu funcionários de todas as áreas da DHL, desde engenheiros de aeronaves até ajudantes de carga, equipe de segurança, pilotos e motoristas, fez um trabalho excelente ao assegurar o sucesso do projeto. Estamos felizes em poder dar assistência à família de gorilas e esperamos que eles aproveitem seu novo lar”, afirma Phil Couchman, CEO da DHL Express do Reino Unido e Irlanda.

Divulgação The Aspinall Foundation
Divulgação The Aspinall Foundation