Foi lançado no dia 9 de abril o segundo avião movido a energia solar idealizado pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg. Dessa vez, o Solar Impulse 2 é programado para percorrer o mundo, utilizando apenas luz solar. A trajetória está prevista para acontecer em 2015. A primeira versão da aeronave realizou sua primeira viagem intercontinental em 2012 entre a Espanha e o Marrocos e, em 2013, cruzou os Estados Unidos.
“Agora nosso objetivo é muito maior”, afirma Borschberg. “O avião foi projetado para ter uma autonomia praticamente ilimitada, e agora precisamos assegurar que o piloto seja tão sustentável quanto a aeronave. É por isso que a volta ao mundo será um feito tanto humano quanto tecnológico.”
Segundo os idealizadores, o objetivo é voar sem combustível por cinco dias e cinco noites consecutivos com apenas um piloto. Além disso, por uma questão de máxima eficiência energética, a cabine do comandante (com 3,8 m³) não é pressurizada ou aquecida – o que representa mais um desafio. Cada detalhe do avião é desenhado para hospedar o piloto durante uma semana.
Ao todo, a aeronave tem uma envergadura de 72 metros e pesa apenas 2.300 quilos, o que contribui para um grande desempenho aerodinâmico e eficiência energética. As 17.000 células solares embutidas na asa abastecem quatro motores elétricos com energia renovável. Durante o dia, as células recarregam as baterias de lítio (pesando 633 quilos), possibilitando o avião de voar à noite e, consequentemente, ter uma autonomia virtualmente ilimitada.
De acordo com o projeto, a tentativa de realizar a volta ao mundo está programada para março do próximo ano, partindo da região do Golfo Pérsico. O Solar Impulse 2 sobrevoará, em ordem, o Mar da Arábia, a Índia, a Birmânia, a China, o Oceano Pacífico, o Oceano Atlântico e o Sul da Europa ou o Norte da África antes de retornar ao ponto de partida. As aterrissagens serão feitas entre intervalos de poucos dias para a troca de pilotos e a organização de eventos públicos voltados para governos, escolas e universidades.