Publicidade

Inovação
1 de março de 2011

Cientistas testam carro guiado pelo pensamento

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Cientistas da Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin) desenvolveram um sistema capaz de guiar um carro apenas com a força do pensamento. A tecnologia, testada nesta segunda-feira (28), funciona por meio de sensores que captam ondas cerebrais de comandos padronizados, como “esquerda”, “direita”, “acelerar” e “frear”.


O sistema consegue “ler” essas ordens utilizando um software que lê um eletroencefalogramas do motorista em tempo real.


Segundo o Professor Raúl Rojas, do laboratório AutoNOMOS, responsável pelo projeto, os testes mostraram que os sensores permitem ao motorista controlar o carro sem problemas. Houve apenas um pequeno atraso entre os comandos cerebrais e a reação da máquina.


Em um segundo momento, os veículos funcionaram automaticamente e os motoristas conseguiram escolher a direção a ser seguida em um cruzamento, somente pelo pensamento.


O “Brain Driver”, como a tecnologia é chamada, é apenas um protótipo, mas o objetivo é desenvolver sistemas automotivos para o futuro com interface homem-máquina, buscando a condução autônoma dos veículos.


A pesquisa está sendo registrada em filme pelos cientistas e pode ser acessada pelo site http://tinyurl.com/BrainDriver .

© AutoNOMOS/Freie Universität Berlin
© AutoNOMOS/Freie Universität Berlin

Compartilhe:

Artigos relacionados