A partir de fevereiro, a Siemens inicia na cidade de Manaus os trabalhos de uma nova unidade de atendimento totalmente dedicada a serviços integrados para sistemas elétricos. A ideia é criar mais um elo direto com o cliente e centralizar todos os serviços voltados para sistemas de energia, atendendo redes de transmissão, distribuição e indústrias em um domínio de controle dedicado e especializado.
“A região de Manaus possui um grande número de indústrias eletro-intensivas, que demandam serviços de qualidade para a manutenção dos padrões de operação e ganhos em eficiência energética. Nos dias de hoje é imprescindível à maximização do desempenho dos ativos que compõem um sistema elétrico, desde um painel elétrico de baixa tensão até subestações de alta tensão”, explica Wikings Machado, diretor de Serviços. “Para isso, uma gestão efetiva do ciclo de vida destes ativos, permitindo a entrega da melhor eficiência possível, alinhado com segurança e confiabilidade no fornecimento de energia, se faz necessário. E é isso que a Siemens está trazendo para a região”.
Segundo ele, a estratégia para evitar impactos financeiros e econômicos às empresas se torna ainda mais imprescindível no ambiente atual, em que temos uma elevação dos custos de energia elétrica, margens operacionais e de lucro achatadas por conta da crise e do aumento da competitividade. “Quanto melhor a empresa gerenciar seus ativos, mais vantagem terá no cenário atual”, explica.
Além da estrutura dedicada em Manaus, a nova unidade de negócios contará com todo o suporte de sua sede em Jundiaí (SP), onde fica o complexo industrial da Siemens, considerada referência em equipamentos elétricos com tecnologia de ponta, desenvolvidos localmente e exportados para todo o mundo. A unidade contará com profissionais altamente qualificados, atendendo tanto concessionárias de energia, quanto clientes industriais.
Dentre os serviços a serem oferecidos pela nova unidade de negócios, destacam-se estudos elétricos, projetos, comissionamento, manutenção de equipamentos elétricos, fornecimento de sobressalentes, contratos de operação e manutenção, monitoramento on-line de ativos, treinamentos e ampliação e modernização de Subestações.
“Com a manutenção preventiva e a capacitação da mão de obra, somadas aos serviços que ofereceremos aos nossos clientes, é possível obter, em alguns casos, um ganho de até 30% na vida útil de um equipamento, além de retornos expressivos em eficiência energética”, esclarece Machado. “Isso impacta diretamente sobre os resultados de nossos
clientes. O custo de um equipamento parado, sem eletricidade por uma hora que seja, pode ser enorme. Queremos acabar com essa possibilidade”, revela o diretor.
Um dos meios desse controle é o monitoramento online de ativos, serviço de extensão no qual é instalada uma gama de sensores em campo que captam informações em tempo real dos equipamentos elétricos e permite diagnostico à distância; desta forma, os especialistas podem notar defeitos e falhas ao vivo, e já tomar medidas preventivas ainda de longe, remotamente.
As empresas podem conhecer melhor os serviços e soluções oferecidos acessandowww.siemens.com.br/energyservices ou entrando em contato em suporte.br@siemens.com / (11) 4585-8040
Foto: Divulgação Siemens