A ZF anunciou que o seu novo sistema de tração elétrica, com design modular, entrará em produção seriada para um fabricante de veículo europeu a partir de 2018. O sistema, que fica posicionado no centro do eixo, é considerado o coração da tração, e pode ser aplicado em várias categorias de veículos.
Conta também com um motor elétrico assíncrono (ASM), com até 150 kW, que estabelece novos padrões em termos de relação peso/potência. Um motor elétrico e uma transmissão de velocidade única de dois estágios com diferencial, assim como o módulo eletrônico de potência, formam uma unidade altamente integrada e compacta.
A tecnologia aplica-se a uma tração totalmente elétrica para veículos movidos a bateria, célula de combustível ou elétrico-híbridos e é adequado para aplicações em eixo dianteiro e traseiro. A produção será realizada em Schweinfurt, na sede da nova Divisão E-Mobility da ZF, onde já está em construção a nova linha de produção.
“Com a abordagem modular do nosso eixo de tração elétrica, estamos fornecendo aos nossos clientes uma solução personalizada que, ao mesmo tempo, está baseada em uma alta proporção de componentes de série,” explica Jörg Grotendorst, head da nova Divisão E-Mobility. “O eficiente e compacto sistema de tração da ZF demonstra que a integração de sistema de transmissão, motor elétrico e módulo de eletrônica de potência reflete o domínio da competência que podemos oferecer aos nossos clientes através de uma única fonte”, declara. A ZF já produz motores elétricos, eixo de tração e módulos de controle eletrônico individualmente em grande volume.
“O primeiro volume de produção seriada a partir de 2018 reflete nossas capacidades e continuaremos a expandir consistentemente essa abordagem sistemática para soluções desde o híbrido leve ao acionamento totalmente elétrico” finaliza Grotendorst.
Conversão com baixa perda
Ao integrar o módulo eletrônico de potência com a tração elétrica, a ZF foi capaz de resolver um problema que ocorre em muitos veículos totalmente elétricos relacionado à interação entre o motor elétrico e o módulo eletrônico de potência. A eletrônica de potência converte a corrente contínua da bateria em uma corrente alternada trifásica requerida pelo motor elétrico.
Como parte desse processo, perdas notáveis ocorrem em certos ciclos de acionamento. Essas perdas são reduzidas com o sistema de eixo de tração elétrica da ZF, já que a tensão de atuação é aumentada com a ajuda de processos de modulação especiais, ou seja, a corrente de motor pode ser reduzida enquanto que o desempenho permanece imutável. Com ciclos de acionamento normal, este processo aumenta o alcance de forma significativa.
Nova Divisão E-Mobility
Com a eletrificação do driveline, a ZF contribui de forma significativa para a redução de emissões de CO2 no trânsito. A empresa de tecnologia oferece módulos híbridos, transmissão híbrida plug-in, assim como tração elétrica para veículos elétricos completos integrando o módulo eletrônico de potência.
Com a fundação da nova divisão E-Mobility no início de 2016, em Schweinfurt, Alemanha, a ZF uniu todas as suas atividades de e-mobility no mesmo local, onde toda a demanda do cliente é processada em relação à mobilidade elétrica e onde as competências do Grupo são reunidas. Mais de 5.300 funcionários da ZF trabalham nessa divisão em vários locais ao redor do mundo.
Foto: Divulgação ZF