Pelo 3º ano consecutivo, 100 Open Startups reconhece Câmara Brasil-Alemanha como um dos melhores ecossistemas de inovação

Foto: 100 Open Startups.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Ranking 100 Open Startups reconheceu a atuação da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo na promoção de conexão entre startups e grandes empresas. Na edição 2021 da premiação, a instituição ocupou o terceiro lugar entre os TOP 20 atores de ecossistema.

Na última quarta-feira (24), Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, participou da cerimônia de premiação e recebeu o reconhecimento em nome da instituição.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promove essa conexão entre empresas e startups por meio da iniciativa Startups Connected, um programa de aceleração no qual empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, baseado em um desafio empresarial. A Câmara apoia a execução destes projetos, facilitando a interação entre as partes e oferecendo metodologias de desenvolvimento ágil e conexão com parceiros em diferentes áreas para obter resultados efetivos.

Realizado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups é referência para o mercado e analisa as relações de open innovation estabelecidas entre startups e corporações. A publicação é feita pelo movimento 100 Open Startups, a plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups. O critério para identificação das TOP Ecossistema é a quantidade de startups premiadas que reconheceram a contribuição do ator do ecossistema em sua trajetória.

Para chegar ao resultado do ranking foram mapeados 399 atores de ecossistema, tendo como critério de identificação a quantidade de startups premiadas no Ranking 100 Open Startups que reconheceram a contribuição da instituição em sua trajetória, a partir dos dados coletados nos últimos 12 meses.

“Nossa pesquisa aponta que 47% das open startups, em geral, reconhecem a contribuição direta de um ou mais atores do ecossistema em suas trajetórias, porcentagem que sobe para 77% entre as startups TOP 10 das 28 categorias do Ranking 100 Open Startups. Isso mostra que o desempenho de open innovation de startups que têm relacionamento com atores reconhecidos do ecossistema é superior ao das que não têm”, comenta Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups.