Entre os dias 13 e 24 de junho, os alunos da Formação Profissional Dual viajaram para a Alemanha para um intercâmbio imersivo.
Ainda no aeroporto de Frankfurt os intercambistas puderam conferir todo o interior de um avião da Lufthansa. Ao longo da viagem o grupo fez visitas a grandes empresas como Gilog, Ford, Haribo e Plusserver. Durante uma visita a IHK (Confederação Alemã de Câmaras) os estudantes puderam compartilhar detalhes de sua experiência no ensino Dual aqui no Brasil.
O roteiro de viagem dos intercambistas contou ainda com visita aos principais pontos turísticos, como museus e castelos, e passeios de barco pelo rio Reno, um dos mais tradicionais da Alemanha.
Na Universidade de Colônia os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre as formas de ingresso em universidades alemãs com Denise Schulz, membro do Serviço de Orientação Estudantil. Já no Escritório Internacional da Universidade, as orientações de ingresso seguiram com os especialistas Dr. Peter Haase e Britta Schlüter de Castro.
O ex-aluno Colégio Benjamin Constant, Luiz Gustavo Pittner, compartilhou com os intercambistas sua experiência estudando e vivendo na Colônia há dois anos.
O Sistema de Formação Dual
Trata-se de um sistema tradicional alemão que busca aliar teoria e prática através da vivência no dia a dia corporativo, seja na área industrial ou administrativa. No sistema Dual alemão as aulas teóricas são alternadas com a experiência prática, ou seja, os alunos estudam entre cinco e sete semanas na instituição de ensino e, em seguida, complementam a carga horária do curso com um estágio em uma empresa conveniada.
Mais informações sobre o Sistema Dual de ensino alemão podem ser encontradas aqui.