Braga Netto, Ministro da Casa Civil, participa de reunião com empresariado alemão

Na tarde dessa sexta-feira (03), o General Walter Souza Braga Netto, Ministro da Casa Civil da Presidência da República, participou da reunião de Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Realizada pela primeira vez por videoconferência, a reunião reuniu os Presidentes de empresas associadas membros da diretoria e  o Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler.

Braga Netto explicou que assumiu o comando da Casa Civil praticamente no início da crise gerada pela disseminação do novo coronavírus no Brasil, há pouco mais de um mês. Diretamente envolvido nas ações de combate à doença, o ministério é responsável pelo alinhamento dos demais ministérios para trazer sinergia às ações do Governo Federal.

“Logo quando surgiu o Coronavírus, sugeri a criação do Gabinete de Crise, que funciona com todos os ministérios. Com poucos dias percebi que ele ficava apenas no campo das ideias. Levantávamos problemas, mas nada acontecia. Então criamos o Centro de Operações (COP) da Covid-19. Hoje, esse grupo se reúne diariamente às 10h para discutir os problemas e encaminhá-los aos ministérios e órgãos competentes”, afirmou, explicando ainda que além de representantes de outras pastas fazem parte do COP a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Força Aérea e Polícia Federal.

Outros nomes importantes da Casa Civil também participaram da reunião, entre eles Sérgio Pereira, Secretário Executivo da Casa Civil, que esclareceu as principais ações da pasta em relação ao COP. “Nosso foco agora é manter a economia girando e proteger a população”, afirmou.

Subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Heitor Freire de Abreu destacou que os quadros de países na Europa e na Ásia têm sido analisados para servir de exemplo de como combater a doença no Brasil. “O Ministério da Saúde tem feito estudos com infectologistas na parte de epidemiologia com outros países para poder compreender esse fenômeno. Casos como China e Itália, em particular, têm sido analisados, mas temos nossas próprias peculiaridades, como o tamanho do nosso território e dificuldades logísticas”, declarou.

Durante a reunião, Braga Netto comemorou a aproximação com o empresariado alemão e afirmou que a união entre iniciativa pública e privada pode ser muito benéfica nesse momento de crise.