Desde 2012, a Câmara Brasil-Alemanha se engaja no fortalecimento do ecossistema de inovação brasileiro por meio da realização de eventos, do fomento a novos negócios que envolvem a troca de know-how entre o Brasil e a Alemanha, além da criação de pontes entre startups e grandes empresas.
Neste ano, mais uma parte do reconhecimento desse trabalho se deu por meio da indicação da instituição ao 4º lugar no ranking que reconhece ecossistemas de inovação, o “TOP 10 Ecosystem 2019”. A publicação é feita pelo movimento 100 Open Startups, a plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups.
“Ver o nosso projeto ser reconhecido por um ranking de peso é um grande privilégio e, certamente, nos indica que estamos no caminho certo. Estamos trabalhando com muita dedicação para contribuir sempre mais para o ecossistema de inovação tanto do Brasil quanto da Alemanha, afinal, entendemos que o compartilhamento de know-how traz benefícios a todos os envolvidos”, afirma Bruno Vath Zarpellon, Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha.
A iniciativa Startups Connected, que é um programa de aceleração criado pela instituição, tem como objetivo fazer com que empresas e startups trabalhem em conjunto para o desenvolvimento de um projeto baseado em um desafio empresarial. Desde 2016, ano de lançamento do programa, a Câmara Brasil-Alemanha já premiou e acelerou cerca de 50 startups.
A 4ª edição do programa conta com desafios das empresas BASF, Bayer, BMU (Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear), GIZ, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Lufthansa, Siemens, Voith e Volkswagen. As startups vencedoras de cada desafio serão anunciadas finalistas serão apresentadas durante o VII Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, onde a grande vencedora de cada desafio será anunciada na cerimônia de premiação, no dia 2 de outubro.
A premiação das instituições reconhecidas pelo ranking acontece no dia 23 de julho às 19 horas no ARCA – São Paulo durante o festival de inovação Whow!.