Formação de profissionais qualificados foi tema de destaque no Dual Day AHK

 
Foto: Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

Com o intuito de promover a Formação Dual, sistema de ensino que existe há mais de 200 anos na Alemanha, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) realizou na última terça-feira, 29 de agosto, o Dual Day AHK, uma tarde repleta de palestras sobre o tema.

Johannes Wahner, Cônsul Cultural do Consulado da República Federal da Alemanha em São Paulo e Patrícia Caires, Diretora do Centro de Competência Formação Profissional da AHK São Paulo, abriram o encontro reforçando a importância do sistema dual. “A Formação Dual é um modelo de sucesso internacional que cria uma ponte entre a prática e a teoria, essa formação prepara os jovens para o mercado de um mundo que está em constante transformação.” afirmou Wahner.

Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da AHK São Paulo, lamentou não poder participar presencialmente, mas enviou um vídeo de boas-vindas em que frisou: “A AHK acredita que esse é um tema muito importante para empresas, escolas e principalmente, para o desenvolvimento dos jovens. A Formação Dual é uma das melhores soluções para os desafios de encontrar e formar novos talentos.”

A primeira palestra do evento foi ministrada por Leonardo Barros, Analista de Recursos Humanos da Academia da Volkswagen do Brasil, que detalhou as vantagens que a Volkswagen obtém formando profissionais de mecatrônica conforme o modelo Dual.

“A necessidade de criar o programa nasceu do aumento da complexidade dos veículos, de novas tecnologias, novas exigências, turnover de mão de obra especializada e o lançamento de novos produtos em curto espaço de tempo. A solução foi a implementação do Duale Ausbildung com o apoio da Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK em sua sigla em alemão – a matriz das AHKs) e a AHK São Paulo.” explicou Barros. “As principais vantagens que encontramos foram a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de talentos internos, o fomento da inovação, o alinhamento com as necessidades da empresa, a redução de custos de recrutamento, a retenção de funcionário e a adaptação às mudanças do mercado.”

Em seguida, Edmar Ianella, Instrutor Eletroeletrônica e Mecatrônica de Aprendizagem Industrial da Robert Bosch e André Maranhão, Gerente de Mobilidade Elétrica da Audi do Brasil debateram os conhecimentos e habilidades desenvolvidas durante a atuação como examinadores de provas do curso dual.

Maranhão afirmou que não somente os alunos adquirem conhecimento participando do Dual, mas que os instrutores usufruem dos benefícios da mesma forma: “Hoje em dia eu trabalho na gerência e não na parte técnica. Lembro que quando comecei a trabalhar com carros elétricos, não entendia muito sobre o carregamento elétrico. Graças ao conhecimento que adquiri sendo voluntário no Dual, agora eu consigo reconhecer todas as peças do carregador para poder validar o budget da área.”

A terceira palestra do dia, reuniu Hans Jürgen Claassen, CFO da LANXESS do Brasil, Erik Hörner, Diretor do Colégio Humboldt e Jan Detmaring, Diretor de Formação Profissional Dual do Colégio Humboldt que compartilharam como a Formação Dual contribui para moldar o profissional do futuro.

“Eu vejo o Dual como algo muito positivo, o sistema coloca uma base de lifelong learning, isso para mim é um diferencial. Na LANXESS temos dois estagiários, em TI e logística. Acreditamos que é um sistema muito benéfico tanto para nós quanto para os estudantes.” apontou Claassen.

Juliana Lopez, Diretora de Ensino Dual na VP de Estratégia Acadêmica da Ânima Educação apresentou o primeiro curso da instituição a ser realizado de acordo com o sistema de Formação Dual. O curso de Engenharia da Computação será ofertado pela Universidade Anhembi Morumbi e terá início em fevereiro de 2024.

Finalizando o evento, Liliane Segura, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Mackenzie e Carolina Santos, Associate Partner BPO da Rödl & Partner discorreram sobre o curso Dual de Contabilidade 4.0 realizado com a Universidade Mackenzie.

Conforme Segura “O engajamento dos alunos na empresa é muito valioso para poder apoiar ainda mais o que é visto em sala de aula. O grande sentimento de pertencimento motiva eles a sempre trazerem novas ideias.”

O evento foi encerrado com  uma sessão de networking entre os participantes e palestrantes presentes.

Saiba mais sobre o sistema dual de ensino superior clicando aqui e sobre o sistema dual de ensino técnico clicando aqui.

A agenda de eventos promovidos pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo está disponível clicando aqui.