Governança e KPIs de Diversidade são discutidos no primeiro dia do II Fórum Brasil-Alemanha de Diversidade e Inclusão

Foto: Divulgação AHK São Paulo

O primeiro dia do II Fórum Brasil-Alemanha de Diversidade e Inclusão reuniu, nesta terça-feira (30), líderes de empresas alemãs no Brasil para compartilhar as melhores práticas e vivências na temática de D&I.

Responsável pela abertura do evento, Manfredo Rübens, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Presidente da BASF para a América do Sul, comentou a importância que o tema de diversidade tem para a instituição. “Discutir diversidade e inclusão já é um passo importante para o mundo corporativo, mas não deve ser o único. Esperamos que as conversas geradas se traduzam em ações e iniciativas concretas”, declarou.

Márcio Rocha, Manager of Talent Management da Bayer, foi o moderador do primeiro painel do evento, intitulado “O papel da liderança na promoção de D&I”. Focado em governança, o painel recebeu líderes da T-Systems, Bayer do Brasil e LANXESS para debater as principais perspectivas sobre o tema.

A Diretora Presidente e Country Representative da LANXESS Brasil e Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Eliane Siviero, começou a apresentação com um panorama sobre a área. “D&I é uma pauta que deve ser prioridade, pois lida com uma peça fundamental: talentos, que são imprescindíveis para o sucesso de uma organização”, afirmou, continuando: “Estudos mostram que uma equipe feliz é mais criativa e produtiva e grupo feliz é grupo diverso, incluso de maneira integral na empresa.”

A Managing Director da T-Systems do Brasil, Angélica Vitali, apontou as principais competências para um líder inclusivo. “É preciso ter comprometimento e coragem para falar sobre diversidade. Precisamos estar atentos aos vieses inconscientes e neutralizá-los. Um líder precisa ter a habilidade de integrar as pessoas diversas no seu time.”

“Ainda é um desafio fazer com que as empresas reflitam a sociedade que estamos inseridos e, para que isso aconteça, as organizações precisam sair da conscientização e partir para a ação”, concluiu a Presidente da Bayer do Brasil, Malu Nachreiner.

Sob o tema “Políticas corporativas de Diversidade e Inclusão”, a palestrante Ana Cláudia Oliveira, Vice-Presidente de Relações Humanas da Continental, compartilhou um case de sucesso da corporação. “Pesquisas demonstram que empresas diversas são 25% mais rentáveis. Temos um censo de diversidade, onde os próprios colaboradores podem se declarar para termos dados mais estruturados”, disse.

Rafaella Bensuaski, Analista de Recursos Humanos Sr. e Coordenadora do Programa de D&I da Bosch, seguiu compartilhando cases de sucesso, como o programa Diversidade 1 para 1. “Nós entendemos que para alcançar grupos inclusivos de trabalho, precisamos de uma ação afirmativa mais incisiva”. Ela finalizou: “Buscando mudanças efetivas no futuro eliminamos as barreiras que impediam a evolução das transformações culturais e diversidade na empresa.”

A apresentação seguinte foi comandada por Guilherme Bara (@baraguilherme), Sócio da MAC Consultoria e Diversidade, que moderou o último debate. Com uma apresentação repleta de ferramentas e práticas para transformar as empresas em um ambiente seguro e inclusivo, Bara foi incisivo sobre a importância de debater o tema com leveza, mas com responsabilidade. “Ambiente seguro é aquele que priorizamos o sentimento de responsabilidade e não o de culpa, onde os erros são acolhidos e servem como base para aprendizado”, destacou.

Elineide de Castro, Gerente de RH e Head de Diversidade, expôs o processo de transformação dentro da Mercedes-Benz do Brasil: “Nós criamos um dashboard para nos ajudar a mapear quais eram nossos indicadores de diversidade e futuramente estabelecer quais seriam as metas. Com isso conseguimos observar a evolução que temos em nossas ações”, explicou.

Seguindo os apontamentos feitos por Guilherme Bara, a Diretora de Recursos humanos, Fernanda Saraiva também compartilhou  dados de diversidade dentro da SAP. “Não adiantar formar uma equipe múltipla se as pessoas não se sentem integradas, 95% dos colaboradores da SAP afirmam que a empresa cria um ambiente seguro suficiente para as pessoas serem elas mesmas”, compartilhou.

O Fórum segue para seu segundo dia de discussões e continuará com os debates e compartilhamento de melhores práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo. 

As lives dos dois dias de evento estão salvas no YouTube. Confira os detalhes do segundo dia do Fórum aqui. Clique aqui para assistir ao primeiro dia de fórum e aqui para assistir ao segundo.