Pinheiros investe no paraesporte de olho em 2016


A iniciativa Atletas do Futuro – Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha, é promovida pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA) em parceria com o Esporte Clube Pinheiros. Seu objetivo é unir os esforços de empresas e instituições alemãs e brasileiras para desenvolver o paraesporte brasileiro, incentivar a formação esportiva e contribuir para a inclusão social e capacitação profissional de pessoas com deficiência.


Fazem parte da iniciativa dezessete atletas de alto rendimento e novos talentos em desenvolvimento. De um lado, o projeto fomenta a preparação de esportistas de ponta visando grandes competições nacionais e internacionais, sobretudo as Paralimpíadas Rio 2016. De outro, foca no desenvolvimento de jovens destaques do esporte. Em ambos os grupos, a iniciativa trabalha a inclusão social e profissional dessas pessoas com deficiência, abrindo caminho para um futuro pós-carreira com bases qualificadas para o mercado de trabalho.


“O Esporte Clube Pinheiros orgulha-se em ser o principal formador de atletas olímpicos da história do nosso país e, agora, é um dos pioneiros também no fomento ao esporte paralímpico. Esperamos oferecer a melhor infraestrutura para alto rendimento desses campeões, atraindo apoiadores e patrocinadores, que já conhecem e confiam nos projetos com a chancela do Pinheiros”, afirma o presidente do Clube, Luis Eduardo Dutra Rodrigues. Para o presidente do Instituto, Klaus Wilhelm Lege, a iniciativa vai além do esporte. “Um dia esses campeões vão se aposentar das competições e nosso objetivo também é prepará-los para esse momento”, explicou.


Iniciada no primeiro semestre de 2014, a ação conta com o patrocínio de empresas de origem alemã e brasileira. O ISCBA promove a iniciativa junto às empresas e instituições e o Esporte Clube Pinheiros é responsável pela gestão esportiva dos atletas. Os investimentos das empresas patrocinadoras são utilizados para a compra de material esportivo, uniformes e equipamentos, manutenção, conservação dos locais de treinamento, pagamento de equipe técnica, viagens e competições.


Entre os benefícios oferecidos aos atletas além da parte esportiva estão a assistência hospitalar, a assistência em prósteses e órteses, cursos de inglês e cursos e apoio para desenvolvimento profissional.


Para os anos de 2015 e 2016, está prevista a ampliação da iniciativa, além da sequência do projeto de capacitação e inclusão profissional, com a busca de mais benefícios aos atletas.


Entre os atletas da iniciativa, destaque para os medalhistas paralímpicos André Brasil, padrinho da iniciativa, com sete medalhas de ouro e três de prata entre os jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, e Alan Fonteles, medalhista de ouro vencendo o atleta sul-africano Oscar Pistorius na última edição em Londres. “Nós podemos realizar coisas maravilhosas. Basta que acreditem e apostem em nós. É uma alegria fazer parte desse projeto e espero que ele seja o início de um novo momento para o esporte paralímpico brasileiro”, disse o medalhista André Brasil. Atualmente, a iniciativa conta com os seguintes atletas:


Atletismo: Alan Fonteles


Natação: André Brasil


Esgrima: Alex Sandro de Souza e Marcelo Mota


Remo: Amaro da Silva, Ana Rebouças, Cláudia Cícero, Claudy dos Santos, Diogo Caldeira, Gilmar Lima, Jairo Klug, José Henrique, Lucas Pagani, Renato Moinhos, Silvan Braga, Victor Sampaio e Yezza Sousa.


São patrocinadores da iniciativa as seguintes empresas: Rumo Logística, Thyssenkrupp, Volkswagen do Brasil, Allianz Seguros, Demarest Advogados, Hamburg Süd, Hochtief do Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Racional Engenharia e Stihl. Como parceiros, o projeto conta com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Ottobock, com suporte médico e de manutenção de próteses e órteses. Além da parceria com o Instituto da Oportunidade Social direcionada a qualificação e inclusão profissional dos atletas. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, o Consulado Geral da República Federal da Alemanha de São Paulo e a Temporada Alemanha + Brasil 2013 – 2014 são apoiadores institucionais.

Divulgação Atletas do Futuro
Divulgação Atletas do Futuro