O mercado do turismo, fundamental para a economia do país, foi um dos mais afetados pela pandemia de coronavírus. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), somente em março o setor perdeu R$ 11,96 bilhões em volume de receitas, o que representa uma queda de 84% no faturamento em relação ao mesmo período do último ano. Diante desse cenário de incertezas, muitas empresas da área precisaram se reinventar.
“Estamos trabalhando para manter vivo o sonho dos nossos clientes de viajar. Nas redes sociais, nos mostramos prontos para a retomada imediata assim que a pandemia for amenizada. Também aproveitamos o momento para buscar novas parcerias para um projeto iniciado em janeiro de 2020, de uma Representação de Serviços Turísticos – a Brazilway Portugal e The Europe Way em Leipzig, na Alemanha, visando fomentar nesses países e em toda a Europa o turismo para o Brasil e América do Sul”, explica Simone Nunes von Müller Berneck Murara, Diretora Administrativo e Financeiro da Brazilway CWB Agência de Viagens, empresa associada à AHK Paraná.
De acordo com a empresária, neste momento é impossível estimar uma data para o retorno do setor. “O segmento de viagens corporativas será o primeiro em termos de recuperação, pois já existe um retorno gradativo. Já o turismo de lazer está acreditando numa retomada menos imediata. Inicialmente, ele ocorrerá dentro do Brasil, em lugares próximos, com maior facilidade de locomoção, e na sequência todos os destinos internacionais. Com certeza, todos os lugares utilizados por viajantes, como hotéis, pontos turísticos, entre outros, terão procedimentos para oferecer toda segurança necessária aos turistas. Nossa recomendação é: momentos difíceis vão sempre existir, mas tudo isso vai passar e ficaremos mais fortes. Aproveite esse período para planejar sua viagem de lazer, organizar sua empresa e seu cronograma de viagens corporativas, pois elas vão voltar”, finaliza.