Série Conheça os nossos Conselheiros: Hans Gerhard Schorer

Foto: Hans Gerhard Shorer / Divulgação.

Profundo conhecer da Câmara, executivo já foi diretor regional da entidade

Nascido em São Paulo, filho de pais alemães, Hans Schorer é engenheiro de eletrônica, formado em 1963 pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais prestigiadas instituições de ensino do país. O executivo, que hoje preside o Conselho do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), acumula em seu extenso currículo passagens por grandes empresas.

“Minha carreira teve início no Centro de Tecnologia da Aeronáutica, em São José dos Campos. Logo após essa experiência, atuei em Zurique por um ano, na empresa suíça Contraves. No retorno ao Brasil, fui contratado pela Siemens onde permaneci por 36 anos – muitos deles como diretor técnico da área de telecomunicação e diretor da Corporate Technology da Siemens, em Curitiba”, afirma.

AHK Paraná

 Polivalente, o engenheiro acumulou, durante os anos 90, outras duas importantes funções: a de Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba e de diretor regional da AHK Paraná. Ele se lembra com carinho deste período: “Para mim, o momento mais marcante como diretor foi a organização do Encontro Econômico Brasil Alemanha, realizado na FIEP, em Curitiba, em 2001. Durante dois dias, promovemos conferências e tivemos a participação de ministros da Alemanha. Sem dúvida, um dos grandes eventos que a Câmara organizou”.

Profundo conhecedor da entidade e do jeito alemão de fazer negócio, Schorer afirma que a AHK se diferencia ao possibilitar que o seu quadro associativo seja protagonista, e não somente expectador. “Para os filiados, a principal vantagem é saber o que está acontecendo e influenciar o que vai ocorrer. A Câmara não evolui se a indústria não for para frente. No entanto, como instituição, temos a oportunidade de identificar o que de novo o Brasil precisa”, finaliza.