Publicidade

Lifestyle Cultura Destaque
12 de junho de 2023

Centro de Memória Bosch celebra vinte anos com lançamento de tour virtual

Por Ana Carolina Castro

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação – Bosch

Celebrando 20 anos de fundação, o Centro de Memória Bosch, localizado na sede da Bosch América Latina, em Campinas-SP, passa a habitar o universo online. Agora, qualquer pessoa interessada poderá visitar a exposição acessando o Tour Virtual, onde é possível visualizar documentos históricos, fotografias e até mesmo prêmios que fizeram parte da história da empresa. Clique aqui para acessar.

“Valorizamos e preservamos o patrimônio cultural do Grupo Bosch a fim de contribuir para a construção de novas estratégias e visão de futuro da instituição. Além disso, o espaço se tornou uma ferramenta importante para trazer clientes e mostrar a cultura da empresa”, explica Sandra Reis, cientista social, coordenadora do Centro de Memória Bosch.

A estratégia da Bosch para a América Latina está pautada, dentre outros pilares, na digitalização e inovação. E, ao longo dos últimos anos, a expansão digital também contribuiu com possibilidade de contratações remotas, sendo necessário desenvolver formas de inserir o colaborador na cultura da empresa e disseminar valores, identidade e o compromisso social. “O espaço virtual foi pensado nesses profissionais que, de alguma maneira, não podem visitar o acervo fisicamente”, afirma Sandra. Ademais, ao longo dessas duas décadas, o Centro de Memória Bosch não guardou só “coisas”, mas o significado de todas elas. “Cada documento, cada objeto e cada memória são tratados como patrimônio cultural da empresa, ou seja, conhecimento”, enaltece.

Memória como ESG

A estratégia de sustentabilidade da Bosch é baseada em objetivos concretos em todas as áreas de ESG (Environment, Social and Governance). Desde sua fundação, a empresa tem trabalhado consistentemente com esta visão, que é intrínseca aos seus valores e ações. Mais do que nunca, as questões ambientais, sociais e de governança corporativa impactam as relações comerciais, de consumo e a geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimentos tecnológicos.

A governança é um conjunto de princípios que uma empresa adota para uma gestão responsável, transparente e ética. Entre os objetivos específicos do Centro de Memória destaca-se a necessidade de reunir, organizar, identificar, conservar e disponibilizar o acesso a um acervo material e imaterial que conta a história da Bosch no Brasil e assim estreitar seu relacionamento com a comunidade.

Duas décadas de história

Em 2004, quando foram comemorados os 50 anos da Bosch no Brasil, ficou evidente a importância e necessidade de resgatar toda a memória da companhia na região, que estava dispersa entre áreas e pessoas que haviam, espontaneamente, guardado ou armazenado alguns itens valiosos, ao longo do tempo. Reunindo todo esse material, o Centro de Memória começava a ser constituído.

O espaço é organizado para preservar e disponibilizar à comunidade o patrimônio histórico-cultural da empresa. O Centro de Memória é responsável pela preservação e tratamento técnico de documentos incluindo correspondências, relatórios, catálogos, arquivos textuais e audiovisuais, como vídeos em VHS e rolos de 8mm, todo o banco de história oral com depoimentos de colaboradores, milhares de registros fotográficos, imagens, troféus, placas e objetos de valor histórico incalculável.

“Agora, rumo aos 70 da Bosch no Brasil, que será comemorado em 2024, contamos com um novo um ambiente de guarda, preservação e exposição da memória Bosch. A memória cria a nossa identidade, nossas referências, solidifica nossos valores e reforça nosso sentimento de pertencimento”, conclui Sandra.

 

Compartilhe:

Artigos relacionados