Audi e Litro de Luz entregam soluções de iluminação com energia solar em comunidades indígenas de São Paulo

Foto: Divulgação Audi do Brasil

A Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente, se uniram para continuidade de um dos projetos ambientais e sociais com gigante impacto na vida dos moradores de comunidades indígenas e locais do litoral sul de São Paulo. Cerca de 40 voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz realizaram a instalação e montagem, junto com os comunitários, de 180 equipamentos de iluminação, entre lampiões e postes de energia solar, para comunidades sem acesso à luz elétrica permanente situadas nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso. No total, estima-se que 147 famílias de 12 comunidades distintas sejam beneficiadas ao fim das instalações. 

“Esta foi a segunda ação que fizemos e repetiu a dose de emoção do último ano. Esta ação de ESG focada em Eletrificação, dentro do nosso pilar Ambiental, nos mostrou que além das dificuldades logísticas que os comunitários possuem para os deslocamentos de suas residências há ainda a cultura local mostrando que as diferenças entre os povos comunitários são mínimas e a necessidade de luz impera em todas as ocasiões. Vivenciamos essa dificuldade ao deixar a comunidade indígena Pakurity sem luz para seguir uma trilha de quase dois quilômetros durante a noite do primeiro dia. A falta de um recurso básico dentro de um dos estados mais importantes do País prova que ainda temos muito para evoluir como sociedade”, descreve Antonio Calcagnotto, Responsável pela Área de Assuntos Institucionais e Sustentabilidade da Audi do Brasil.

“A Audi AG preza por sustentabilidade e inclusão social e busca soluções e iniciativas que tenham as mesmas premissas em diversas partes do mundo. Esta ação é tão importante para nós que será apresentada durante o One Young World Summit, em Belfast, no início de outubro como um dos principais projetos da Audi Environmental Foundation. Como os nossos colegas do Litro de Luz costumam dizer – sempre que houver uma oportunidade, seja a luz na vida de alguém”, afirma Dr. Rüdiger Recknagel, Diretor da Audi Environmental Foundation, fundada em 2009 com o objetivo de apoiar projetos inovadores em prol da proteção ao meio ambiente.

Até o momento foram montados 21 postes solares com baterias de Lítio, uma solução interna e 118 lampiões solares para as famílias das comunidades indígenas de Pakurity e Tekoa Mirim, na Ilha do Cardoso e Takuari Ty e Ma’endu’a Porã, na Cananeia, além das comunidades caiçaras de Restinga, Vila Rápida, Pontal, Itacuruçá, Cambriú e Foles, nas mesmas cidades. Na sequência serão as comunidades indígenas Porungawa Dju, Nhanderupo e Nhanderekoa vão receber o restante das soluções solares encerrando a ação da Audi com a ONG Litro de Luz este ano.

Soluções solares: Lampiões, postes e iluminação interna

Para cada comunidade são apresentadas duas soluções: o lampião e o poste solar. O lampião possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários e um painel solar para carregamento da bateria. Já o poste solar é montado com bateria de lítio (de alta performance e baixa manutenção) e posicionado em lugares estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.

A metodologia utilizada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível. Embaixadores locais são formados em cada comunidade para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária durante o uso.