Bancada criada pela Hydac permite agilizar testes de Covid-19

Foto: Divulgação / Hydac.

A Hydac, fabricante alemã de produtos e acessórios para sistemas hidráulicos, realizou a entrega da primeira Bancada de Testes de Covid-19 (CTC – Covid Test Cabin) para a prefeitura de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, no dia 19 de junho. O projeto da bancada CTC foi desenvolvido pela Hydac Brasil, na fábrica de Indaiatuba, com a coordenação dos engenheiros Fábio Medeiros e Reginaldo Sanches. A primeira unidade foi produzida em maio de 2020.

Sabemos que a agilidade no diagnóstico é o principal fator para refrear a pandemia de Covid-19, pois os casos positivos podem ser rapidamente isolados, evitando a contaminação de outras pessoas. Por outro lado, os profissionais de saúde, por força da profissão, são aqueles que correm mais risco de contaminação pelo coronavírus.

A Bancada de Testes CTC Hydac foi desenvolvida para proporcionar um ambiente seguro aos profissionais de saúde no momento da coleta de material para os testes — Swab de nasofaringe nasal e oral (swab trata-se de um cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos). Com o uso desse equipamento, o profissional fica totalmente isolado dentro da cabine e o contato com o paciente é realizado através de luvas acopladas. Após a coleta, as amostras são armazenadas em uma caixa térmica com medidor digital incorporado, mantidas entre 4° e 8°C, até serem enviadas para o laboratório de análises.

O interior da cabine conta com iluminação de LED, climatizador de ar, tomadas elétricas, suporte para fixação do notebook para o cadastro do paciente e identificação da amostra, além de um sistema de comunicação bidirecional, que permite a interação do profissional de saúde com o paciente sem nenhum toque físico.

Além da redução significativa de custos com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) — como proteção para o corpo, mãos, olhos e vias respiratórias —, o uso da cabine irá diminuir radicalmente o tempo entre as coletas. “Hoje, entre uma coleta e outra, o profissional de saúde precisa trocar todos os seus EPIs e higienizar o ambiente, levando até uma hora. Com o uso da bancada CTC, não é necessário utilizar EPIs — o que reflete em maior conforto para os profissionais de saúde —, e a desinfecção é reduzida de 10 a 15 minutos entre uma coleta e outra”, afirma a Secretária de Sáude de Indaiatuba. A higienização das luvas é feita pelo profissional de dentro da cabine, ou seja, todos os produtos ficam para fora, como se fosse uma simples lavagem de mãos, e também de dentro da cabine é realizado pelo profissional a desinfecção do lado externo, onde é aplicada uma solução de desinfetante ou uma solução de água com água sanitária.

A cabine é compacta e é muito fácil de transportar, podendo ser instalada em qualquer espaço, incluindo áreas externas, como parques e praças. Isso traz ainda uma outra vantagem: a descentralização da coleta de amostras, o que permitirá fazer os testes sem a necessidade do paciente se deslocar para hospitais e laboratórios, evitando aglomeração e possível contágio. “Temos certeza de que Secretarias de Saúde e laboratórios clínicos de todo o país poderão se beneficiar muito dessa tecnologia, já utilizada com sucesso em outros países”, comenta Kurt Dannegger, diretor executivo da Hydac.