Bayer adquire empresa britânica de biotecnologia KaNDy Therapeutics

Foto: Freepik.

Com o objetivo de expandir seu pipeline de desenvolvimento de medicamentos, a Bayer, líder global em saúde feminina, anunciou no dia 10 a aquisição da KaNDy Therapeutics Ltd, uma empresa de biotecnologia britânica em estágio clínico. A KaNDy Therapeutics Ltd. completou recentemente a Fase IIb de um estudo com a molécula NT-814, um antagonista do receptor de neurocinina-1,3 oral não hormonal, com resultados positivos para o tratamento de sintomas frequentes de menopausa, ondas de calor e suores noturnos (sintomas vasomotores). O início do ensaio clínico de Fase III é esperado para 2021. Uma vez aprovado, o composto pode gerar potencial de vendas de pico de mais de 1 bilhão de euros globalmente.

Até 75% das mulheres que estão passando pela fase da menopausa apresentam sintomas vasomotores, que podem afetar tanto o trabalho quanto a vida privada e são debilitantes por vários anos para as pessoas afetadas, resultando em um aumento significativo nos custos com a saúde.

De acordo com os termos do contrato, a Bayer pagará uma contraprestação inicial de US $ 425 milhões, pagamentos de marcos potenciais de até US $ 450 milhões até o lançamento, seguidos por pagamentos potenciais adicionais de três dígitos milhões de vendas. O fechamento está sujeito às condições habituais, em particular a aprovação antitruste, e está previsto para setembro de 2020.

“A Bayer está focada em opções inovadoras para atender às necessidades médicas não atendidas das mulheres em todo o mundo”, disse Stefan Oelrich, Membro do Conselho de Administração da Bayer e Presidente da divisão Pharmaceuticals. “Com esta aquisição, a Bayer ampliará sua linha de saúde feminina, adicionando uma nova opção potencial de tratamento oral não hormonal para mulheres durante a menopausa”.

“A Bayer tem sido nosso parceiro preferencial devido à sua posição de liderança na área de saúde feminina”, conta a Dra. Mary Kerr, cofundadora e CEO da KaNDy Therapeutics Ltd. “Acreditamos que, sob a propriedade da Bayer, este medicamento inovador em potencial pode ser desenvolvido de forma ideal para se tornar uma importante opção de tratamento não hormonal para mulheres que sofrem de sintomas debilitantes da menopausa”.

A aquisição da KaNDy Therapeutics Ltd. é outro marco importante na ampliação do portfólio de saúde feminina da Bayer por meio de colaborações e acordos estratégicos. No início de 2020, a Bayer anunciou a expansão de sua parceria com a Evotec com uma nova colaboração multi-alvo de cinco anos para desenvolver vários candidatos clínicos para o tratamento da síndrome dos ovários policísticos (SOP), o distúrbio endócrino mais frequente em mulheres. O contrato de licença exclusiva da Bayer com a Daré Bioscience para o mercado dos Estados Unidos, assinado em janeiro de 2020, concentra-se em seu contraceptivo vaginal mensal sem hormônio experimental, atualmente em desenvolvimento clínico para a prevenção da gravidez.

A equipe de Business Development & Licensing da divisão Pharmaceuticals da Bayer facilitou essa transação. Morgan Stanley está atuando como consultor financeiro da Bayer, enquanto Linklaters está atuando como consultor jurídico. Goldman Sachs International está atuando como consultor financeiro da KaNDy Therapeutics Ltd., enquanto Goodwin está atuando como consultor jurídico.