Bayer apresenta variedades de soja com tecnologia Intacta 2 Xtend®

Foto: Divulgação / Bayer

A tecnologia Intacta 2 Xtend® começará a ser comercializada na safra 2021/2022 e terá variedades Agroeste, marca de sementes de soja da Bayer. A plataforma Intacta 2 Xtend® (i2x) reúne, de forma integrada, todas as ferramentas que oferecem ao produtor rural a melhor experiência e potencial aumento de produtividade da lavoura. Isto porque, ela confere proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, além de oferecer tolerância ao dicamba e ao glifosato, herbicidas essenciais para o manejo de plantas daninhas.

“As novas variedades com a tecnologia Intacta 2 Xtend® fazem parte da terceira geração de biotecnologia com genética avançada. Isso quer dizer que elas contam com proteção eficiente para o controle de pragas como falsa-medideira (Chrysodeixis includens), lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta das maçãs (Chloridea virescens), broca-das-axilas (Crocidosema aporema), Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides. As variedades também facilitam o manejo inteligente, porque são tolerantes aos principais produtos que ajudam o agricultor a evitar a matocompetição”, esclarece Felipe Albuquerque, Gerente de Marketing de soja da Bayer Brasil.

Para a safra 2021/2022*, a Agroeste tem como novidades três variedades com a biotecnologia Intacta 2 Xtend® e uma para Refúgio, com tecnologia Xtend®. Conheça abaixo os lançamentos:

Desenvolvida para as regiões do sudoeste/ leste do Estado de Goiás e para o oeste de Minas Gerais, a variedade AS3707I2X alia alto potencial produtivo e precocidade, uma excelente opção para os agricultores que pretendem fazer a segunda safra de milho. “Essa variedade de soja chama a atenção pela produtividade, mas também porque o seu material tem baixa taxa de acamamento. Ou seja, tem boa sanidade foliar e apresenta arquitetura de planta ereta”, ressalta Albuquerque.

Complementando o portfólio para essa região (Goiás e Minas Gerais), outro destaque é a variedade para refúgio AS3700XTD, que é precoce e tem altíssima produtividade, além de ser tolerante aos herbicidas glifosato e dicamba. “O refúgio é a principal estratégia que nós temos hoje para retardar o desenvolvimento de resistência de pragas à tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis). Isto quer dizer que o plantio de sementes sem a tecnologia Bt em no mínimo 20% da área total do talhão é essencial para que o agricultor possa seguir produzindo cada vez mais e melhor. E nossos lançamentos mostram que é possível plantar refúgio e ter alta produtividade”, destaca Albuquerque.

Para o sul do País, a Agroeste apresenta duas variedades de soja com a nova tecnologia i2x: a AS3605I2X e a AS3615I2X, que foram especialmente desenvolvidas para as lavouras do noroeste e do sul do Rio Grande do Sul. “Estes materiais têm um ciclo extremamente adaptado às condições de clima e de solo destas localidades. Vale lembrar que as variedades com tecnologia Intacta 2 Xtend® têm maior espectro de proteção contra danos de lagartas-alvo, portanto, protegem muito mais as sementes contra os ataques de insetos. Além disso, as novas variedades também são excelentes ferramentas para o manejo mais eficaz de plantas daninhas, devido à tolerância aos herbicidas glifosato e ao dicamba”, explica o agronômo.

O especialista destaca ainda que os lançamentos integram a campanha Germina 90 da Agroeste – rigoroso sistema de qualidade, que permite que a marca ofereça um compromisso de 90% de germinação em todo o portfólio de soja, o que impacta positivamente os resultados da lavoura. “Ter um alto índice de germinação ajuda a cultura a se instalar melhor e de maneira mais rápida e uniforme, gerando plantas mais fortes e vigorosas”, finaliza Albuquerque.